A Adesão Anula Todas Contradições

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como nós podemos conectar os dois discernimentos de “Se eu não fizer por mim, quem fará” e “Não há outro além Dele”?

Resposta: A nossa missão é chegar a um estado em que não há tempo, espaço ou movimento. Isto significa que não existe nenhuma diferença entre as subidas e descidas. Mesmo que a pessoa descubra o maior mal e uma espada afiada seja colocada em seu pescoço, ela não deve se desesperar da misericórdia. Todos esses estados não desaparecem, mas nós simplesmente os superamos.

O desejo de receber tem que morrer totalmente, e por isso ele é cortado parte por parte, mas nós o recebemos como o maior prazer, visto que isso não se torna uma necessidade simples que podemos evitar, mas a preparação do vaso que se transforma numa verdadeira Luz e no preenchimento do ato de doação.

Na verdade, é nos piores estados que podemos ver a altura da fé e da doação, e, assim, amá-los. Tudo depende de quão importante consideramos o Criador e nossa doação a Ele. Assim, nós aumentamos nosso vaso na medida em que conseguimos nos transformar num meio para agradá-lo.

O Criador abre todos os discernimentos em nossos corações e mentes que não são corrigidos e pelos quais não estamos aderidos a Ele em todos os estados, do mais fácil para o mais difícil.

Assim, nós podemos conectar estes discernimentos: “Se eu não fizer por mim, quem fará” e “Não há outro além Dele”. A adesão anula a diferença entre estes dois discernimentos.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 03/06/14