Você É O Único Responsável Por Tudo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que se dizer que todos de Israel são responsáveis ​​uns pelos outros?

Resposta: Se eu sou a única pessoa no mundo que determina o estado de nosso vaso geral, então é claro que tudo depende de mim.

Pergunta: No entanto, eu não estou sozinho neste jogo. Os outros também o influenciam, e existe a sociedade!

Resposta: A sociedade também depende de mim, tudo depende de mim. Todos os sete bilhões de pessoas estão num estado fixo e eu sou o único que está mudando e que determina tudo. Eu sou o único responsável por aqueles que podem agir livremente, mas todos os outros não fazem nada.

Eu falo com o Criador e sou responsável por eles perante Ele, para melhor e para pior! Se Ele tem alguma reclamação com eles, Ele deve falar comigo. Isso é chamado de garantia mútua.

A garantia mútua significa que eu sou responsável por todos. Não há nada que eu possa pedir-lhes para fazer. Eu sou responsável por tudo o que eles fazem.

Comece a pensar a partir deste ponto e não pense que é imaginário. É realmente assim. Você é realmente responsável ​​por todos.

Quando você ouve as notícias e vê o que acontece nas ruas, ou quando ouve as queixas dos amigos que não conseguem atingir um nível espiritual para se corrigir, para se conectar entre si, então você deve saber que, deste momento em diante, tudo está em suas mãos. Você é responsável por tudo.

Você pode criar e fazer tudo o que é bom e tudo o que é ruim, tanto na vida corpórea como na vida espiritual. Os outros não são responsáveis ​​por aquilo que fazem. Eles são participantes passivos. Eles não determinam nada. Você é o único que determina como o Criador vai se relacionar com eles. Eles encontram furacões, tsunamis, guerras e desastres, e de quem é a culpa? Você!

Todos de Israel são responsáveis ​​uns pelos outros, mas todos são responsáveis ​​por seus próprios atributos e pelo que acontece com o mundo no que diz respeito a ele. Cada um é responsável pelo bem-estar da sociedade e o bem-estar do mundo.

Não diga que você depende dos outros. Você deve chegar ao estado em que você determina que todo o mundo está num estado de bondade absoluta.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/05/14, Escritos do Baal HaSulam