Tudo Ou Nada

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que um Partzuf torna-se “refinado” e ejeta a Luz quando recebe 20% da Luz e entende que não pode receber mais? Receber 20% não é melhor do que não receber nada?

Resposta: Não há meia medida na espiritualidade: é tudo ou nada. Imagine que você diga a sua esposa que a ama 20%. Você pode imaginar como ela iria responder-lhe?

Algo assim simplesmente não pode existir. No amor e na doação, no dar e no coração, é impossível dar parte e não o resto. Não pode haver acordos aqui. Acordos podem existir em tudo, exceto no verdadeiro ódio e no verdadeiro amor, que é Achoraim (costas) e Panim (rosto) da mesma adesão.

Pergunta: Mas nós gradualmente subimos e crescemos. Portanto, como isso é possível?

Resposta: Em sua ascensão gradual, você aposta tudo. Você não pega metade ou um quarto, mas investe toda a sua forma ou, caso contrário, não vai subir.

Pergunta: Mas eu não estou familiarizado com o próximo nível.

Resposta: Isso é chamado ir com fé acima da razão, com os olhos fechados. Pode ser que você aceite 20% de uma situação após um cálculo, digamos, Galgalta, mas esses 20% correspondem a todo o 100% de suas forças. Se você quiser ter sucesso no avanço espiritual ou até mesmo no amor corpóreo, sem dúvida você precisa mostrar que está dando toda sua força a ele.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/05/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente