Sentimentos Enganam – E Dirigem

Dr. Michael LaitmanOpinião (Sergei Mats, psicólogo, cineasta, professor do Instituto de Psicologia da Universidade Russa de Humanidades em Moscou): “Os sentimentos enganam você? – Não se preocupe, eles foram projetados principalmente para isso. Cada um de nós vive em seu próprio mundo circundante individual. Este mundo está cheio de sentimentos pessoais.

“Esta realidade contém ilusões ópticas, barulhos estranhos, sensações e cheiros pouco compreendidos, pseudo alucinações (cinema, monitor de computador).

“As pessoas totalmente realistas veem, ouvem e sentem coisas que não existiam e não poderiam existir. Você está olhando para um pano branco, iluminado por um projetor, ou um painel, composto por tríades RGB e, definitivamente, parece-lhe que ocorrem os eventos que fazem você rir e chorar.

“O mesmo ocorre com muitos fenômenos psíquicos experimentados; eles realmente ‘viram’, ‘sentiram’, e ‘ouviram vozes’; para as pessoas eles são todos verdadeiros, ‘outra realidade’ que não deixa motivo para dúvidas.

“Às vezes, a vida de alguém pode depender da natureza psicológica complexa das emoções humanas. Com que grau de verdade se pode afirmar que a testemunha realmente viu e ouviu tudo o que lhe parecia ter visto e ouvido, sem nenhuma dúvida?

“É uma coisa estranha: a evolução, que se supõe nos aproximar do assunto principal da adaptação – a realidade, em muitos casos, na verdade, separa a mente dela, a envolve num mundo individual, o qual nem sempre é confortável, mas é sempre sentido. Por que ela faz isso?”

Meu Comentário: O nosso desenvolvimento prossegue ao longo de duas linhas para que nós, (1) como resultado do nosso desenvolvimento, (2) descubramos sua completa inadequação. É essa frustração que nos permitirá (3) perceber e aceitar toda uma nova forma de desenvolvimento, oposta à primeira (1), para o desenvolvimento até a unidade, na qual iremos revelar um novo órgão sensorial e através dele começaremos nossa existência num mundo novo e mais elevado.

Comente