Sementes Latentes

Dr. Michael LaitmanPergunta: Sem a disseminação não podemos construir o nosso Kli espiritual e nos conectar. Portanto, como é que as pessoas a quem estamos disseminando este método se conectarão? Elas também devem disseminar?

Resposta: O público em geral não tem a inclinação ao mal inicial como nós. Seu ego é mais simples.

A inclinação ao mal é descoberta quando eu tento me conectar com alguém para descobrir o Criador entre nós para dar-lhe satisfação. Então, a natureza está espiritualmente oposta, e, neste caso, é chamado de inclinação ao mal. Sobre isso, está escrito: “Eu criei a inclinação ao mal” (Talmud Babyli Kiddushin 30b).

Esta inclinação ao mal não existe para o resto da criação; não há poder quebrado de Bina nele. Portanto, as pessoas estão prontas para se conectar para tornar a vida fácil entre si em caso de necessidade, como era nos Kibutzim em Israel ou durante a guerra. Elas serão capazes de se conectar o suficiente para que possamos transmitir a Luz que Corrige a elas.

A Luz irá afetá-las apenas com uma força positiva e vital. Ela não vai lhes dar a linha esquerda. Pelo contrário, só vai dar conexão. No entanto, nós recebemos uma grande linha esquerda a partir delas, como os pais que lutam e discutem sobre a preocupação com um filho.

Pergunta: Portanto, qual é a diferença entre o povo físico de Israel e as nações do mundo?

Resposta: Entre o povo físico de Israel, há Reshimot (reminiscências) espirituais, pois antes eles estavam num nível espiritual. No entanto, estas são Reshimot tranquilas, latentes, e nós podemos despertá-las através do nosso combustível, anexá-las a nós, dar-lhes uma transfusão, e injetar um elixir vital em cada uma delas. Nós podemos estar preocupados com elas o tempo todo, cuidar delas, e assim elas vão se conectar e se juntar a nós.

No entanto, quando elas se juntarem, elas vão começar a receber uma grande apreciação e compreensão da conexão através de nós. As Reshimot tranquilas começarão a ser despertadas, como sementes que eu poderia ter num celeiro por anos e agora estou as molho com água ou as planto no chão, e elas começam a reviver com a ajuda de novas condições ambientais.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 27/04/14, Escritos do Rabash