Primeiros Passos Na Cabalá Prática

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que o Baal HaSulam nos deixou informações sobre todas as etapas no caminho de modo que será possível criar o método com base nesta informação?

Resposta: Não, Baal HaSulam não nos deixou tais informações. Nós mesmos precisamos encontrar o caminho. O caminho parece claro, mas como avançar nele de uma etapa à outra é o que ninguém sabe.

O problema é que nós temos que sair por este caminho sem qualquer garantia, qualquer conhecimento, mas apenas percebendo a necessidade e não tendo escolha. O mundo nos pressiona, o que significa que o Criador nos pressiona através do mundo, e nós temos que levar as pessoas à conexão para que através dela elas alcancem a equivalência de forma com o Criador.

No momento em que começamos a busca correta através da nossa conexão com os amigos, começamos a descobrir o método. Isso é porque ele é imperativo para nós e é expresso em nossas palavras, em nossa maneira e estilo, com todas as nossas condições. Nenhum Cabalista até os nossos dias poderia escrever algo sobre isso.

A sabedoria da Cabalá é uma ciência prática, que foi concebida através da experiência, da experimentação. E alguém que não está vivendo em nosso tempo não sabia e não saberia mesmo se fosse um grande Cabalista. Ele poderia falar sobre tendências gerais, sobre dois caminhos, mas não poderia escrever mais sobre o nosso tempo. É por isso que os Cabalistas foram inseridos em cada geração, e agora nos encontramos em nosso tempo.

Nos escritos do Baal HaSulam é possível encontrar algumas dicas sobre o nosso tempo. Há algo mencionado nos Escritos da Última Geração, mas é impossível copiar cegamente de lá. A pessoa pode descobrir que está tentando atrair para a realidade atual algo que vai ser realizado depois de muitos anos e que, por enquanto, é de pouca importância.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/05/14, O Livro do Zohar

Comente