Pioneiros do Movimento Integral

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como alguém mantém a unidade num grupo, se estamos longe um do outro, espalhados por todo o país?

Resposta: Agora, nós estamos num período de transição, numa fase de construção do nosso sistema, e ainda não sabemos como organizá-lo corretamente. Não existem paralelos históricos para isso; junto com vocês, nós somos os primeiros, os pioneiros.

Cada vez que uma nova possibilidade é descoberta, nós a agarramos e realizamos. Mas ninguém sabe o que vai acontecer amanhã, porque nós dependemos de dezenas de milhares de nossos amigos, cada um dos quais tem livre arbítrio.

Enquanto nós estamos todos ligados uns com os outros, cada um tem livre arbítrio, e desta forma, nos tornamos um sistema tão complicado e complexo que é impossível prever como ele vai se comportar amanhã.

Eu sei como avançar corretamente, quais princípios devem ser mantidos e também espero entender o que deve ser feito em cada momento que surge. Mas todas as fases pelas quais passamos são completamente novas, e eu mesmo não passei por elas. Eu passei por estágios no meu próprio caminho espiritual pessoal, mas não através do caminho de um grupo integral, ou da humanidade, ou de uma mini-humanidade, esta sendo o nosso grupo.

Portanto, eu não sei como construir um grupo como este, onde todos os seus membros estão espalhados por uma grande área, como na França, por exemplo. É necessário tentar fazer isso de acordo com a atual tecnologia existente. Uma vez por mês, ou uma vez a cada dois meses, vale a pena se reunir num único lugar, e todo o resto do tempo estar em contato uns com os outros.

É necessário trabalhar em conjunto em algum projeto que nos conecte e construa nosso relacionamento. Certamente há uma diferença se estamos numa conexão física ou não. Não é por acaso que estamos vivendo neste mundo de corpos físicos. A conexão entre os organismos é a base para o nascimento de uma nova vida. Assim, quando nos reunimos em Convenções, uma conexão é criada entre nós que é usada como base para o desenvolvimento espiritual.

Mas, depois da reunião, cada um pode organizar parte do nosso trabalho geral para si mesmo no lugar onde se encontra e seguir em frente. Nós precisamos construir um grupo e avançar assim. Eu estou certo de que com o tempo oportunidades adicionais serão reveladas a nós. Se superarmos a distância física, vamos nos beneficiar muito e começar imediatamente a sentir uma conexão espiritual entre nós. Basta se relacionar com isso com seriedade plena.

Nesse meio tempo, eu não posso dizer mais do que isso. Eu vou ficar feliz em passar por todas as etapas deste caminho com vocês, mas nenhuma pessoa no mundo já experimentou isso. Mesmo que o Rabi Shimon, autor do Livro do Zohar, ou o Baal HaSulam estivessem no meu lugar, eles também não saberiam disso. O que não foi revelado de forma prática no nível mais baixo, ninguém pode saber, uma vez que isso depende do livre arbítrio das pessoas.

Da Convenção na França, “Um por Todos e Todos por Um”, Dia Um 09/05/14, Lição 1

Comente