O Desmantelamento Do Capitalismo

Dr. Michael LaitmanOpinião (Andrey Fursov, historiador, Instituto de Informação Científica sobre Ciências Sociais da Academia Russa de Ciências): “A crise atual é um desmantelamento proposital do capitalismo, que é realizado pela elite ocidental para manter o controle sobre o mundo. Nas últimas décadas, todas as estruturas de suporte do capitalismo – a democracia política, a sociedade civil, o Estado-nação, o conhecimento racional e a classe média – estão sendo destruídas.

“A democracia se transformou em show business; a sociedade está se tornando atomizada; o Estado-nação está em colapso sob a pressão das corporações transnacionais e sindicatos do crime; universidades são transformadas em escolas profissionais que ensinam a não responder à pergunta por que, mas como; a classe média está minguando, transformando-se numa mesma fonte para a acumulação de capital, o que até agora o campesinato e o proletariado costumavam ser.

“O análogo do que está acontecendo deve ser procurado no século XIX, quando esgotado em si mesmo, o feudalismo estava retrocedendo no passado. A elite feudal conseguiu assumir o controle do processo e manter o poder. Hoje em dia, nós estamos assistindo a uma tentativa de realizar o mesmo projeto de transição. Este projeto está sendo desenvolvido em estruturas de redes fechadas que foram criadas pela elite ocidental ainda na era pré-industrial e que hoje são o principal sujeito da história”.

Meu Comentário: A história não se repete! Nós temos que subir ao próximo nível para sair da natureza egoísta e, gradualmente, entrar e dominar a natureza altruísta. Além disso, não é o altruísmo construído sobre o egoísmo, o que às vezes nós testemunhamos, mas o altruísmo absoluto, que nós nunca observamos, ou seja, a doação total para o bem do outro.

Natureza vai começar a “se inverter” em nós, substituindo uma propriedade pela outra. Se cooperarmos com ela, vamos perceber estas mudanças com a nossa participação, vamos apreciá-las. Mas se permanecermos em nossas propriedades egoístas, nós ainda assim vamos mudar, mas sob a dura força motriz.