O Condutor Conduz O Cavalo Ao Seu Destino

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Tu Me Cercaste por Detrás e por Diante”: Assim, você não deve pensar que está se afastando da santidade, o que significa que o Criador não opera em você, não age em você ou o controla, uma vez que Ele se esqueceu de você, “Pois que aquele que é banido não seja um pária dele”. E cada roda gira para chegar à santidade, sua raiz.

Portanto, embora pareça que o cavalo conduz o condutor (cavaleiro) pelo seu desejo ordinário, a verdade não é assim. É o condutor que conduz o cavalo ao seu destino.

Por causa da ocultação, nós esquecemos, não entendemos, e não sentimos a liderança da força superior. Nós pensamos que operamos de acordo com nosso próprio desejo, e que somos os únicos que cometem erros, mas não devemos pensar dessa forma. Nós não fazemos nada e é tudo obra do Criador. Mas como não fizemos esforços suficientes antes da revelação do Criador, Ele deve nos dar mais meios a fim de revela-Lo, o que significa aumentar a ocultação sobre o próximo nível.

O Criador quer que O revelemos, e por isso Ele sempre nos empurra para esta revelação de acordo com o nosso estado. Ele aumenta a ocultação, a fim de nos ajudar a revela-Lo. Se nós estamos prontos para a revelação, para a compreensão e o sentimento, o Criador diminui a ocultação um pouco, vendo que desta forma vamos alcançá-Lo mais rápido.

O condutor conduz o cavalo ao seu destino, em cada caso. Se uma pessoa diz que ele cometeu um erro e que causou danos, é uma ilusão ingênua. Nós temos que dizer que tudo no passado foi feito pelo Criador, e somente com relação ao futuro podemos dizer: “Se eu não fizer, quem fará por mim?”.

Não devemos lamentar o passado como algo que nós fizemos. Eu só devo lamentar o fato de que o Criador dispôs as coisas desta maneira para mim para que eu não pudesse me aderir a Ele naquele ponto.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/05/14, Escritos do Baal HaSulam