Nós Não Somos Um Modelo Para Os Outros

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nós disseminamos a educação integral e a ideia da garantia mútua para o público, de modo que eles tenham uma vida melhor. Mas nós não demonstramos isso a nós mesmos. Nós não precisamos ser um exemplo de uma sociedade que vive de acordo com as leis da garantia mútua? Essa não é uma das etapas ao longo do caminho? Parece que somos desorganizados e não estamos aptos para este objetivo.

Resposta: Nós não podemos servir de modelo porque somos diferentes, temos valores diferentes do público. Se eu tiver um emprego, água corrente, uma mesa e uma cama, eu não preciso de mais nada para seguir o caminho espiritual.

Por outro lado, o público pode precisar de uma casa de dois ou três andares, um gramado, vários carros estacionados na garagem, uma piscina, etc. Cada pessoa tem sua medida de acordo com a qual pode cumprir a sua missão na vida. Acontece que não podemos ser um modelo para eles, porque vivemos de forma diferente e temos valores diferentes.

Mas nós queremos melhorar as suas vidas de acordo com seus valores. Nós não forçamos ninguém a se levantar durante a noite e a vir para as aulas e participar da vida no grupo. Pelo contrário: “Viva a sua vida como quiser, do jeito que está acostumado, nós vamos apenas trabalhar juntos na remoção dos problemas e em como organizar sua vida de uma maneira melhor, de acordo com a sua ideia”.

Não façam nenhuma dieta nem neguem a si mesmos qualquer coisa por um futuro melhor. Pelo contrário, nós levamos a Luz aos quadros normais de suas vidas.

Não podemos e nunca seremos um modelo para os outros. Nós dedicamos nossa vida a outros objetivos e não os vivenciamos da maneira que aqueles que nos rodeiam o fariam.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/05/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente