Não É Fácil Nascer

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos ajudar um ao outro a manter a felicidade e a gratidão para com o Criador durante esses estados difíceis que são descobertos durante o êxodo do Egito?

Resposta: Nós certamente descobrimos estados difíceis. Ultimamente, eu tenho recebido queixas e reclamações de muitos grupos. Muitas pessoas diferentes estão escrevendo sobre isso; os problemas se intensificaram nos grupos e amigos estão entrando em discussões; eles nem conseguem olhar um para o outro. Alguém para de vir, alguém sai completamente.

Há grupos que, de repente, se dividem em vários grupos. Alguém tem uma ideia de organizar o seu próprio grupo, leva alguns amigos e os desconecta do resto. Diferentes problemas são revelados. Mas nós devemos compreender que todos eles estão contribuindo para o progresso no caminho. Estas são avarias que a pessoa não pode prescindir. Então eu me relaciono com todas elas muito calmamente.

Se você assistir as lições e de alguma forma tentar aplicar o que é dito praticamente, você avançará. E se você não concordar ou ouvir, e não estiver preparado para realizá-lo, então não posso fazer nada. Eu sou muito limitado no meu trabalho.

Mas você precisa saber que todas estas graves dificuldades foram criadas antes da aproximação do êxodo do Egito. Isso significa que estamos sob o controle do nosso ego e pode ser que já estejamos nos aproximando dos 49 portões de impureza.

Cada nível tem seus próprios 49 portões da impureza. Cada nível começa e termina com eles. Diz-se, “quem é maior do que seu amigo, seus desejos são maiores”. E sobre os níveis mais elevados, sinais muito maiores dos 49 portões de impureza se desenvolvem do que no Egito. Mas para nós, eles são percebidos como sérios problemas.

Entende-se que as pressões exercidas sobre uma criança são muito menores do que num adulto. Mas para uma criança, esses problemas parecem importantes e intoleráveis. Portanto, eu advirto os grupos que se sentem esmagados, que agora é a melhor época para se conectar e se reunir. Pode ser que, graças a isso, vocês sejam capazes de dar um salto que é chamado de nascimento espiritual, o êxodo do Egito. Isto é possível precisamente a partir destes estados onde vocês não conseguem nenhum acordo.

Vale a pena juntar todo este sedimento, todos esses problemas, todos os pedaços e tentar se conectar. Então vão ser descobertas novas situações onde não podemos tolerar um ao outro. E mais uma vez nós tentamos nos conectar. Então, em um curto prazo, dentro de algumas horas, vocês serão capazes de alcançar o nascimento espiritual.

Mas prestem atenção! Até que isso aconteça, os estados serão intoleráveis e vai haver uma necessidade de se conectar acima do ódio, da rejeição, das distâncias e de todos os tipos de cálculos. Isto não é muito fácil ou agradável, mas não há mais nada a fazer.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/04/14, O Zohar

Comente