Fogo E Água

Dr. Michael LaitmanA chama era forte, ao contrário de uma chama convencional. Portanto, a água não poderia extingui-la. Embora o altar de cobre estivesse localizado no pátio sob o céu aberto, nunca a chuva o encharcou. (Moshe Weissman, “Diz o Midrash”, capítulo “Tzav”)

A queima do desejo de receber é a ação corretiva mais forte possível.

Existem vários tipos de correção: os quatro tipos de execuções (pragas), esfolar, salgar, tornar kosher e o consumo correto, os chamados três anos da águia (para árvores frutíferas), sete anos de aragem, etc. Em outras palavras, vários tipos de egoísmo requerem tipos especiais de correção.

O egoísmo mais pesado precisa da correção mais forte, pelo fogo. Quando trabalhamos num nível de autoimolação e sacrificamos nosso ego em prol da correção no futuro, não existem obstáculos no nosso caminho.

Diz-se que a água não foi capaz de apagar a chama. Este fato enfatiza que a correção pelo fogo é muito maior do que quaisquer outras formas. A água em si é limpeza, purificação, mas é menos potente do que a limpeza pelo fogo.

A água corrige apenas ao nível da doação, Hafetz Hesed (Galgalta ve Eynaim), enquanto que o fogo corrige a própria intenção, receber pelo bem de outros.

De KabTV “Mistérios do Livro Eterno”, 06/12/13