Encantado Com O Sagrado

Dr. Michael LaitmanO mundo inteiro está organizado de modo a nos ajudar a alcançar a espiritualidade. Nós passamos por encarnações de geração em geração, a fim de alcançar o tempo de realização e a espiritualidade.

Todo o propósito do nosso mundo, tudo o que acontece nele, a natureza que recebemos e desenvolvemos ao longo do tempo, também é direcionado apenas para isso. Todos os problemas e pessoais e coletivos que aparecem a cada momento são projetados para nos empurrar para a espiritualidade.

Mas como nós vamos chegar a isso? É impossível chegar a isso apenas por meio dos problemas. Primeiro é necessário definir o que exatamente é a corporeidade e o que é a espiritualidade, porque as pessoas estão enganadas sobre isso. Corporeidade é chamado desejar um benefício pessoal e espiritualidade é chamado desejar o benefício dos outros, incluindo o Criador. Esta definição deve estar sempre diante de mim de uma forma simples, clara e concreta.

Nós não estamos prontos para agir para o bem dos outros, e isso é feito intencionalmente para que possamos ansiar por ajuda. Isso significa que nós queremos sair do nosso desejo “a fim de receber”, e queremos chegar ao desejo “a fim de doar”. Isto não é porque “a fim de receber” é ruim e “a fim de doar” é bom. Caso contrário, seria simplesmente trocar um objetivo egoísta por outro, e ambos seriam corporais.

Nós precisamos querer a espiritualidade porque ela é uma característica grande, única e superior, com a qual sentimos uma atitude reverente especial. Nós queremos a espiritualidade porque por si só, de repente, ela se tornou importante para nós. Existe algum tipo de graça nisso chamada de “graça do sagrado”.

Nós não buscamos a espiritualidade por benefício e lucro, uma vez que este lucro desaparece gradualmente. Através de algum tipo de ação de Cima nós começamos a ser alterados e a sentir que a espiritualidade é importante para nós e que há algum tipo de força atrativa dentro dela. Nós queremos estar em doação, não para sermos libertados dos problemas, mas por respeito a essa característica.

Portanto, por que este caminho é tão difícil? Por que não alcançamos a doação? Por que esta característica não é dada de forma imediata e completa, sem precisar passar por um longo tempo e receber apenas um pouco de cada vez? Por que somos tão espremidos? Tudo isso é para que em cada etapa do caminho, nós sempre precisemos de ajuda e nos voltemos para nos comunicar com o Criador.

Assim como no início nós trocamos a corporeidade pela espiritualidade, também depois, trocamos a espiritualidade pelo Criador. Isto porque atingir a espiritualidade é tão importante para mim, mas o contato com o Criador é tão importante para nós. E este é realmente o motivo para o longo caminho e a realidade em que nos encontramos.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/05/14, Escritos do Baal HaSulam