É Possível Alcançar Uma Imagem Objetiva Da Realidade?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Nós vemos a mudança das estações, o dia e a noite, e as mudanças na vida na natureza. Esta é uma compreensão objetiva do tempo ou um sentimento totalmente subjetivo?

Resposta: Não há nenhuma compreensão objetiva de qualquer tipo. Se eu percebo alguma coisa como um espectador, não posso ser objetivo de forma alguma. Mesmo que alguém me diga o que ele vê, mas eu sou aquele que ouve o que ele diz, eu percebo e sinto da minha própria maneira.

Não pode haver qualquer forma de objetividade. Se uma pessoa percebe apenas seus próprios sentimentos e não sabe nada do que está acontecendo fora isso, não pode haver qualquer forma de objetividade.

Isto é especialmente verdadeiro quando se trata da percepção de tempo, espaço e movimento, que existe dentro de uma pessoa. Um espectador com diferentes sentidos sentiria um mundo totalmente diferente. Nós sabemos que nossos sentidos percebem apenas uma pequena parte da realidade.

No entanto, nós percebemos algo que não pode ser percebido apesar de nossa realidade subjetiva, individual. Há na verdade um determinado intervalo que não percebemos mesmo em nossa percepção subjetiva, mas nós entendemos que não podemos observar isso.

Nós não fazemos ideia do que mais pode existir exceto isso. É porque não podemos nos elevar acima da nossa mente e conhecer algo que nunca sentimos. Nós só podemos senti-lo se mudarmos nossos sentidos.

Mas mesmo que tenhamos novos sentidos, quem pode garantir que perceberemos uma imagem objetiva? Afinal, ela também é retratada apenas em nossos sentimentos.

Uma percepção objetiva da realidade só pode ser alcançada quando saímos de nossos sentidos. Não precisamos alterá-los, mas simplesmente nos elevar acima deles para algo que é absoluto. Para isso, precisamos de uma ciência especial e esta oportunidade só vem da sabedoria da Cabalá.

De KabTV “Uma Vida Nova” 17/04/14

Comente