Dois Luminares Iguais

Dr. Michael LaitmanRepetidas vezes, conforme a pessoa trabalha, ela conecta dois tipos de controle: “Se eu não fizer por mim, quem o fará” e “Não há outro além Dele”.

O princípio do “Se eu não fizer por mim, quem o fará” não desaparece, mas permanece abaixo, enquanto que acima dele há um Masach (tela) e a Luz de Retorno, uma conexão de “acoplamento de golpe” (Mated de Haka’a) com o “Não há outro além Dele”.

O “eu” da pessoa não desaparece, mas sim continua a crescer numa forma adequada ao Criador. Diz-se que uma pessoa é como a sombra do Criador que repete todas as ações do Criador. Mas, por tais ações, a pessoa não se torna uma sombra que não tem vontade. Mesmo que tudo esteja predeterminado pelo Criador, isso não me apaga, nem apaga o meu livre arbítrio.

É porque eu esclareci isso por mim mesmo, e construí a mim mesmo para me assemelhar ao Criador, e por isso sou igual a Ele em altura. Este é realmente o desejo do Criador: que eu seja um ser humano, Adam, que se assemelha a Ele, e que os dois grandes luminares (Zeir Anpin e Malchut) sejam iguais em altura.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 15/05/14, Escritos do Baal HaSulam