Como Terminou A Disputa Entre Abraão E Nimrod?

Dr. Michael LaitmanHistoricamente, a sabedora da Cabalá começa na antiga Babilônia onde toda a humanidade encontrou um novo estado. Antes disso, as pessoas viviam uma vida simples que todos compreendiam. Todo mundo queria ter sucesso e, de alguma forma, eles se davam bem entre si. De repente, no entanto, eles sentiam o quanto se odiavam e não podiam se dar bem.

Conflitos eclodiram e seu orgulho cresceu tanto que, alegoricamente, este período é descrito como um tempo quando as pessoas queriam construir uma torre para alcançar os céus. Foi uma situação muito perigosa, uma verdadeira guerra civil, uma guerra interna.

Muitas pessoas tentaram resolver este estado e muitos sábios naquele momento perceberam a razão para a crise. A razão era que toda a humanidade estava em um único lugar e as pessoas estavam firmemente conectadas umas às outras; o sistema integral revelou-se entre elas, mas seus relacionamentos não eram bons.

Elas tinham duas escolhas: ou melhorar as conexões entre si, o que significa corrigir-se, ou se afastar para longe umas das outras e quebrar as conexões. Se uma conexão é ruim e não pode ser corrigida, então elas têm que se separar.

Assim, formaram-se duas escolas: na cabeça de uma delas estava Abraão que dizia que a natureza humana deve ser corrigida e que as pessoas devem se conectar pelo amor, compreensão, fraternidade e proximidade. À frente da segunda escola estava Nimrod, que falava sobre afastar-se para longe uns dos outros, como um casal que está se divorciando hoje, uma vez que não se dão bem.

A humanidade seguiu Nimrod, decidiu se separar e se dispersou por todo o mundo. Este estado continuou até o final do século XX, quando o mesmo estado que as pessoas sentiram na antiga Babilônia é repetido. Mais uma vez nos encontramos conectados, não em um lugar pequeno, mas em todo o globo.

Agora nós não podemos resolver o conflito usando o método do Nimrod de nos afastar para mais longe uns dos outros. Não há lugar para onde nos retirarmos daqui porque a conexão integral está totalmente revelada entre todos. Não há nenhuma escolha agora exceto seguir o método de Abraão, o que significa corrigir as relações entre nós, corrigindo a natureza do homem.

Este é o estado em que estamos hoje. Eis porque o método de Abraão, chamado a sabedoria da Cabalá, é revelado hoje, que explica como corrigir nossa natureza para que as conexões entre nós sejam boas.

Da Convenção na França “Um por Todos e Todos por Um”, Dia Um 09/05/14, Lição 1

Comente