A Redenção Será Revelada Na Unidade

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Herança da Terra”: Nossos sábios disseram que Israel não pode ser redimido a menos que eles formem um todo.

Redenção é quando há vasos que são desejo de receber. Primeiro, eles são revelados em nós com a intenção egoísta “a fim de receber” e nós corrigimos a sua intenção para uma intenção altruísta “a fim de doar”. Depois, a Luz, a presença do Criador, é revelada em nossos vasos de acordo com a nossa correção. Assim, nós sentimos a força superior dentro de nós, a nova realidade superior, o mundo superior.

Esta correção é gradual, a partir dos vasos egoístas quebrados. Em primeiro lugar, nós só podemos realizar ações neste mundo, não em nossos desejos, mas apenas fisicamente. Nós nos conectamos dentro de um grupo, viemos estudar juntos, e executamos diferentes ações juntos. Embora nossas ações careçam totalmente da intenção correta no coração, elas ainda são benéficas, e evocam uma iluminação à distância, que nos influencia cada vez mais.

Assim, nós avançamos gradualmente, nossas ações se tornam mais e mais concentradas, e a conexão entre nós se torna mais esclarecida até adquirirmos o vaso completo que é grande em sua medida e qualidade. Dentro dele nós revelamos a conexão entre nós com a intenção a fim de doar entre nós e até o Criador. Esta revelação é chamada de redenção.

Todos os seres criados se assemelham nisso e cada um age simplesmente de acordo com seu nível, de acordo com a sua dependência em relação à árvore da vida. De um modo geral, uma vez que a alma geral do primeiro homem foi dividida em diversas almas, as suas partes se encontram em cada uma delas. Estando em seu nível, em seu lugar, uma pessoa começa a sentir como ela está envolvida na evolução desta vida e deste mundo.

Algumas partes despertaram no tempo da antiga Babilônia, e só elas são chamadas de Israel. Agora outras partes estão atingindo esta missão. Algumas delas chegaram ao grupo da mesma forma há dez anos, outras há cinco anos, e algumas apenas ontem ou hoje. No final, todas se unem e se incorporam entre si e não haverá diferenças; qualquer um que se junta a nós torna-se parte de nós.

Todas as almas que não aderiram ao processo de correção por conexão são chamadas de gentios de acordo com a sabedoria da Cabalá, Goy, que significa “uma nação” em hebraico. As pessoas que anseiam por santidade, o que significa por doação mútua, são chamadas de uma nação santa de Israel, o que significa Yashar-El (direto ao Criador).

Diz-se que “Israel não pode ser resgatada a menos que eles formem um todo”. Eles claramente não terão nenhum poder espiritual a menos que nos conectemos. Um vaso espiritual é a conexão, e quanto mais forte ele for em qualidade e quantidade, mais compatível estaremos com a Força Superior.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/05/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente