Uma Remota Estação De Passagem

Dr. Michael LaitmanSe uma meta é inatingível, eu me esqueço dela. É dito, “uma pessoa não cobiçará a filha do rei”, só um príncipe pode se casar com ela. E se eu não sou um príncipe e não tenho chance, por que eu deveria lamentar toda a minha vida sobre algo que é inatingível? Meu desejo de receber, que é um desejo de prazer, não vai me deixar sofrer. Portanto, há muitas coisas no mundo que eu não vejo de forma alguma, não estão no meu campo de visão. Inconscientemente, eu acho que elas são inatingíveis, então não aparecem na minha mente. Há pessoas para quem o desejo de se casar com a filha do rei queima por dentro porque elas têm a chance de alcançar isso com a ajuda de todos os tipos de truques. E se eu não tenho chance, estou calmo.

Então, quanto mais nos elevamos, mais sofrimento e problemas sentimos porque nos tornamos mais dignos de realizações, grandes recompensas e satisfações. Então uma pessoa está sempre num dilema: ou melhora, muda, avança (e este é um caminho longo), e paga caro por isso, ou para de se sentir mal e isso desaparece do seu campo de visão como se não existisse. A escolha está nas mãos delas!

Portanto, há pessoas que dizem, “Não há escolha” e continuam no caminho espiritual, e existem aquelas que dizem, “Não há escolha”, e voltam para a existência materialista. Ambas dizem, “Não há escolha”, mas a questão é a que se referem?

Pergunta: Mas nós não temos nenhum conceito do que é a doação! Existe algum tipo de indicação de onde podemos começar?

Resposta: Certamente que há, este é o esclarecimento entre os amigos. O Criador não é revelado em qualquer matéria sublime. Ele cria problemas para você em sua vida diária para que você primeiro aprenda com eles, que você não é capaz de mudá-los. Você não tem controle sobre a situação. Existem mil fatores diferentes e eles também não determinam nada, só servem a um poder que organiza toda a bagunça para você. Este poder é o oposto da conexão, o oposto do amor e isso é o que você deve esclarecer. E então acontece que cabe a você localizar a conexão e o amor, só para esclarecer sobre o que eles dependem. Eles dependem de um poder que existe fora de você.

Você chega à conexão com os outros e vê que isso não têm êxito, e você invoca o poder que pode influenciar a conexão e corrigi-la. Este é um método muito simples e prático; não existe nada fora disto.

Nós pensamos que é necessário trabalhar e estudar muito, construir cidades, organizar o mundo, mas nada é necessário! Só temos que começar por organizar as relações entre nós e subir.

Mas, em vez disso, nós descemos do trem cedo demais em alguma estação remota onde não há nada mais que lixo fedorento e bandidos que estão vagando. De repente, você é deixado nesta estação para sempre e lá é onde você será enterrado. Esta é a nossa vida em vez de fazer tudo rapidamente e subir! A principal coisa é começar a fazer tudo juntos e nos conectar constantemente cada vez e mais e não relaxar.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/04/14, Escritos do Rabash