Um Ladrão Honesto

Dr. Michael LaitmanUm vaso só pode receber seu material, o desejo de desfrutar. Caso contrário, não há criação. Mas esta criatura faz ações de doação como o Criador, com a intenção a fim de doar, mas ela doa por meio do seu vaso receptivo.

Ou ela recebe a fim de doar ou não recebe nada em seus vasos, apesar de todo o seu desejo de receber, e isso é chamado de grau de sua doação.

Por exemplo, eu sou convidado para alguma festa onde estão usando talheres caros feitos de ouro e prata. Eu venho para a festa e o anfitrião me diz: “Eu sei que você é um ladrão, mas peço-lhe para se conter. Quero muito que você esteja aqui esta noite, por isso estou pedindo que você seja um homem. Você deve saber que eu acredito em você, não faça nada vergonhoso!”.

Eu chego e toda a noite não posso comer nem mesmo uma migalha, não posso sequer provar uma colher de sorvete ou um gole de vinho. Isso é porque eu tenho medo de que se eu pegar algum utensílio na minha mão, não vou ser capaz de me conter e vou colocá-lo no bolso.

Assim, eu não como nada toda a noite, não bebo nada, não toco em nada e só passeio entre todos. Mas eu fiz um esforço para estar no mundo espiritual e mereço uma recompensa pelo meu esforço. Ou seja, nós começamos contendo a nós mesmos e não tocamos em nada.

Mas este é um trabalho muito difícil, porque eu estava com fome e sede, e lutei com o meu desejo de receber de roubar algum utensílio! Era um bem tão valioso, que um utensílio roubado seria suficiente para um ano inteiro de uma boa vida sem pobreza. Se roubarmos um pouco de espiritualidade, é possível existir bem no mundo físico…

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 23/03/14, Escritos do Baal HaSulam