Um Escravo Voluntário Da Luz

Dr. Michael LaitmanNão há estado mais importante do que o nosso estado atual, uma vez que este é o lugar onde a nossa evolução espiritual começa. É na nossa situação, na nossa condição, que a saída para o primeiro nível espiritual é possível. Não pode ser de outra maneira. Todo mundo começa assim. Nós recebemos uma oportunidade especial e temos que usar todos os meios que nos são dados, a fim de nos levar ao sentimento de exílio, a sensação de que estamos algemados e no pior estado possível sob o domínio de Faraó.

O Faraó controla até mesmo o nosso menor pensamento, nosso menor desejo, onde quer que nos viramos e tudo o que fazemos. Cada impulso e movimento que fazemos vem dele; cada pensamento e fluxo de consciência, cada desejo e todos os desejos que se originam dele, são todos determinados pelo ego. Não importa o caminho que vamos e quão longe tentamos nos afastar do mal, nós permanecemos no ego.

Uma pessoa determina que não pode deixar o exílio, embora realmente queira sair dele e faça diversas tentativas, esforços muitos grandes, mas isso não leva a nada. Quando ela grita desesperadamente com as últimas forças que ela deixou apenas para este último grito, um milagre acontece e ela sai do Egito.

Agora ela começa a entender e sentir o que significa estar sob a influência da Luz. Ela sai de sua escravidão para o seu desejo, e voluntariamente se torna escrava da Luz, optando por estar sob o domínio do atributo de doação, acima da razão.

Ela sabe que está se tornando escrava, que está escravizando a si mesma, e que não é mais livre, mas está livre do desejo de receber e do seu amado “eu”, com quem ela sempre se preocupa. Ela está sob outro tipo de dominação e realmente quer estar sob essa dominação.

Não há um estado neutro no caminho entre o Egito egoísta e a doação completa. A pessoa se move imediatamente de um tipo de dominação para outra, mas ela quer e anseia por isso, mesmo quando ainda está no Egito. Além da repulsa, do ódio e da rejeição que sente em relação ao estado no Egito, ela também anseia pela dominação total da Luz de modo que esta irá governa-la totalmente, orientá-la e controlá-la.

É assim que devemos nos preparar internamente. Vamos torcer para que de alguma forma estejamos prontos para isso e, como para todo o resto – o Senhor vai completar o trabalho por nós.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 13/04/14, Escritos do Rabash