Se Eu Ficar No Egipto Eu Morrerei

Dr. Michael LaitmanQuestão: O que significa trabalhar como um parceiro com a Luz?

Resposta: Significa que eu convoco as ações da Light. Com o intuito de sair do Egipto, eu tenho que sentir que estou em um estado insuportável, e ao mesmo tempo eu também tenho que saber qual é o próximo estado a que quero chegar.

A dor que eu sinto no meu estado atual não pode ser verdadeira se eu não sei o que eu quero em vez deste. Se alguma coisa me dói, então eu sei que existe um estado indolor e que pode até ser mais agradável em comparação com o que sinto agora. Isso significa que me falta estados onde não há dor ou estados que são ainda mais agradáveis.
” Tal como a vantagem da luz que provem das trevas ” uma é criada pela outra. Se eu estou no Egipto então eu já tenho que sentir uma certa iluminação da vida fora do Egipto. Portanto, aqueles que estão no Egito precisam de ter uma raiz espiritual que lhes permita sentir que estão no Egipto e que anseiam por deixá-lo.

Caso contrário o Egipto parece um lugar maravilhoso. Pode não ser tão maravilhoso, mas eles podem não ansiar por deixá-lo, tal como podemos ver com o resto da humanidade. A pessoa precisa ter uma raiz espiritual para que sinta que vem da Luz, que está agora em um estado insuportável à medida que avança em direção à Luz, e que deve retornar a esta. Este mecanismo tem de operar no seu subconsciente, e isto é chamado de raiz da alma.

Esta raiz é encontrada nas almas que pertencem a GE, ou como resultado de incorporação mútua. Eventualmente, toda a humanidade vai sentir-se desta forma, mas isto será revelado gradualmente.

Estar no estado do Egipto não significa necessariamente estar perto do êxodo. O exílio no Egito durou 400 anos, o que significa que este incluiu muitas mudanças. O estado de que saímos quando deixamos o Egipto é um estado que não podemos suportar mais. Eu sei que se eu ficar aqui eu vou morrer e eu estou morrendo para conseguir a forma de doação.

Eu quero estar sob a influência da Luz e não posso mais permanecer sob o domínio do meu desejo egoísta de receber. Estes dois discernimentos têm que ser sentidos ao mesmo tempo, e pedimos a Luz para criá-los em nós.
[ 132668 ]

Da 1 ª parte da Lição Diária de Cabala de 4/13/14 , Escritos do Rabash