“Se Eles Engolem As Ervas Amargas Não Resolve”

Dr. Michael LaitmanRabash, Artigo “O que significa, ‘Se eles engolem as ervas amargas não resolve’ no trabalho?”: E isso é como o que dizemos (na Hagadá de Pessach), Estas ervas amargas (Maror) que comemos, para que serve isso, é porque os egípcios amarguraram, (Êxodo 01:14), “E eles amarguraram suas vidas com trabalho duro”.

O trabalho duro foi que o povo de Israel quis deixar o domínio dos egípcios, ou seja, o amor próprio. Mas, quando eles superaram isso para fazer algo em prol da doação, os pensamentos dos egípcios imediatamente vieram até eles; eles fizeram a pergunta do filho mau, (Êxodo 12:26) Que serviço é este para você? Trabalhar para o benefício do Criador, e cada vez que eles superavam isso, as perguntas dos egípcios imediatamente vinham, e é isso que é chamado de trabalho duro.

Tudo isto é para voltar a pessoa em direção à conexão. Nosso problema essencial é que cada um de nós tenta resolver seu problema sozinho e por isso não temos êxito. E a solução simples e fácil é resolver os problemas em conjunto.

Nós precisamos entender que todo o trabalho está na conexão, e todas as dificuldades são dadas contra ela. Se nós vemos as coisas por meio do grupo, nenhuma dificuldade permanece, tudo dá certo.

A solução é precisamente por não ver a dificuldade diretamente, mas entendendo que ela está nos direcionando para a conexão. Se ansiamos por conexão, então o problema é removido e desaparece imediatamente. Toda vez que as dificuldades aparecem, é porque a conexão entre nós é incorreta.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/04/14, Escritos do Rabash