Rumo À Vitória Da Globalização

Dr. Michael LaitmanOpinião (Stanislav V. Borzykh, PhD, professor adjunto de filosofia na Universidade Estadual de Arquitetura de Tomsk, membro da Sociedade Filosófica Russa): “A globalização baseia-se nos princípios da liberdade, abertura, disponibilidade, mudanças e igualdade. Isso, por sua vez, implica a existência de certa plataforma universal que satisfaça todas essas condições. Tal plataforma, ou mais precisamente a reciprocidade é a própria globalização.

“Consequentemente, globalização é o processo global de estabelecer um regime de reciprocidade. A globalização é a plataforma, na qual um novo mundo, desconhecido para nós, vai crescer no futuro. Só podemos resolver uma questão: qual será a escolha da humanidade – envolver-se numa era de globalização, ou não”?

Meu Comentário: Na verdade, a questão não é se envolver ou não se envolver, porque este desenvolvimento da civilização é programado pela natureza. A questão é: nós devemos entrar neste desenvolvimento obrigatório voluntariamente — pelo método da educação e formação integral, a sabedoria da conexão, acompanhando o ritmo com as forças negativas da natureza que causam esse desenvolvimento, e neste caso, transformando-as em positivas — ou por sermos teimosos e permitindo que as forças convincentes (negativas) do nosso desenvolvimento nos dirijam “com a vara para a felicidade”?