A Restrição E A Tela

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como eu posso reduzir o tempo? Eu preciso renunciar completamente ao meu desejo de receber? Então, eu vou ser capaz de alcançar a doação, mesmo dentro de meio ano?

Resposta: Eu não preciso renunciar ao meu desejo de receber, mas vejo que ele me prejudica. E se eu renuncio ao meu egoísmo, não é porque ele me traz sofrimento.

Se eu paro de fumar porque fumar faz mal para minha saúde, este fato não significa que através desta ação eu vou chegar à doação e entrar na espiritualidade. Se eu faço isso para evitar golpes, isso não é chamado de doação e avanço espiritual. Fugir dos golpes não é a ação correta. É necessário compreender que estes não são golpes, mas misericórdia, e eu preciso sentir que isso é assim.

Minhas ações não devem se originar do desejo de receber que se sente bem ou mal, mas do desejo de doar que quer sentir o que é bom ou ruim para o Criador. Eu preciso determinar as coisas de acordo com isso. Isso é chamado de Masach (tela).

A Masach indica que eu estou direcionado ao Criador e O levo em consideração, sem prestar atenção em mim mesmo: eu não existo! Eu estou direcionado apenas a Ele. Fazer um Tzimtzum (restrição) significa que a partir deste momento, eu não vou levar em conta os meus desejos, pensamentos e inclinações, mas vou usar tudo isso apenas para doar ao Criador.

Ele é o objetivo. Para mim, todas as Suas características e desejos são o meu vaso e eu uso a mim mesmo apenas para satisfazê-Lo. Isso significa que eu uso tudo o que tenho, mas avalio o mal e o bem somente em relação a Ele, dentro Dele.

É tudo sobre Ele. Eu sinto Seus desejos, realizações, deficiências e problemas. Depois disto, eu considero como posso perceber o que Lhe falta. Isso é como uma mãe que se dedica de forma natural e instintiva ao seu filho.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 23/04/14, Escritos do Rabash