Quem Nasce Hoje Não É Responsável Por Ontem

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que uma pessoa precisa fazer algum tipo de trabalho com a decepção, com o seu peso no coração, ou ela deve simplesmente se arrepender e pronto?

Resposta: Em geral, eu não recomendaria entrar ou aprofundar essa tristeza (sofrimento), mas relacionar-se com ela com a máxima simplicidade, como se você não se lembrasse de nada e não sentisse nada do que ocorreu. Todos os dias você deve ser uma nova pessoa.

Está escrito: “Um tolo cruza os braços e come a sua própria carne (destrói a própria vida)”. “O que eu fiz e por que me comporto assim, oh, oh, ai, ai! Como me comportei mal, o que eu fiz!” Isso é loucura, especialmente por causa de sua falta de fé no que os sábios disseram, de que tudo é gerido pelo Alto e que o Criador com antecedência organizou os resultados de todas as suas ações.

Por isso, nós seguimos uma linha diferente e nunca olhamos para trás. Certamente, isso nem sempre é bem sucedido porque, de repente, surgem pensamentos sobre quanto dano você causou, o que você fez, e você começa a se devorar. Você recebe esses estados intencionalmente porque deve se elevar acima deles.

Tudo o que uma pessoa fez no passado morre no passado; tudo é feito de acordo com a instrução “Não há outro além Dele”. É proibido você se envolver com isso e achar que, supostamente, poderia ter mudado alguma coisa no passado e produzido outros resultados. Tudo saiu cem por cento correto com relação ao que tinha que ser; e, no fim da correção, será revelado o quão correto isso realmente era.

Acredite em mim, eu tenho experiência; é proibido pensar que algo no passado dependia de você. Nada dependia de você! Portanto, a cada momento, você precisa se tornar uma nova pessoa, “Eu nasci só agora; o que você quer de mim? Não há nada a exigir de um recém-nascido”.

Você nasceu e vai começar o trabalho novamente, esclarecendo: “Quem sou eu, o que sou eu, e quem é esse poder superior que eu tenho que me assemelhar? Ah, eu tenho um grupo, que bom! O que eu preciso fazer com a ajuda do grupo? Conectar-me com eles? Ok, vou me conectar. Para quê, porquê e como faço para obter isso?”.

A cada momento você começa a esclarecer a partir de uma folha em branco, e não leva nada do passado com você. A cada momento uma nova Reshimo é descoberta dentro de você; como é possível continuar alguma coisa? Isso já se transformou, assim como alimento digerido; é impossível começar a digeri-lo novamente. Você deve querer se tornar completamente novo, como um feto.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 14/04/14, Escritos dos Rabash