Quanto Tempo Durarão Os 400 Anos Do Seu Exílio?

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que simboliza os 400 anos de exílio que o Criador prometeu para os descendentes de Abraão?

Resposta: O exílio é a descoberta dos desejos de receber que devem ser corrigidos. Eles são descobertos gradualmente através da Luz Superior, camada após camada, na medida em que podemos tolerar isso.

Um chora sobre como isso é difícil, outro diz que dorme na aula, o terceiro foge completamente daqui, mas, apesar de tudo, alguém vai permanecer e ser capaz de descobrir o seu mal.

Isso é chamado de 400 anos de exílio: esclarecer e descobrir que não estamos prontos para a conexão, mas a queremos muito, apesar de tudo. Por conseguinte, isso é feito em fases, e não de uma só vez.

400 anos (ano – Shana) simbolizam 400 mudanças (Shinuim). Toda mudança é um peso do coração e uma nova escuridão que vem como recompensa pelo meu esforço, o desejo de se conectar com os amigos. E agora eu sinto ainda mais dificuldade, eu entendo que nada vai ajudar. Eu rejeito a conexão, não quero isso, sou totalmente esmagado por dentro e me faltam forças.

Eu não sinto qualquer gosto na conexão; não tenho nenhuma relação e interesse nisso e tudo dentro é completamente transformado para mim! Antes eu estava em chamas, porque entendia a importância da conexão, ao passo que agora estou totalmente extinto.

Nós precisamos ver como o Criador trabalha em nós, como Ele está pronto para nos separar num momento, nos esvaziar completamente. Antes eu pensava e sonhava com isso; estava sinceramente atraído, estava pronto para me queimar apenas para alcançar o objetivo desejado. Agora eu estou pronto para falar sobre todos os tipos de absurdos, ainda piores do que a pessoa mais primitiva na rua.

Mas se eu supero esta descida por meio da conexão com os amigos, da garantia mútua, e assim por diante, isso significa que eu passei pela fase de exílio. Quantos estágios como estes eu preciso passar para que isso seja considerado 400 anos para mim? Eu não sei. A redenção ocorre às pressas, de repente, como o milagre do Êxodo do Egito.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 26/03/14, Talmud Eser Sefirot