Pronto Para Aceitar Mudanças Desagradáveis

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos querer nos conectar se buscamos apenas o que é agradável para o nosso ego?

Resposta: Nós temos que ansiar pelo estado corrigido ou pelo menos pedir para que o consideremos atraente. Você pode estudar por curiosidade, pelo desejo de saber algo, de ouvir; você é puxado de Cima por alguma isca.

Mas quando você já está num grupo, seu desejo deve se submeter a um tratamento, a uma mudança, a uma nova forma. Não é apenas o desejo de receber que quer desfrutar a sabedoria, saber o futuro, tornar-se mais forte e dominante nesta vida. Esse desejo egoísta é apenas o começo para atrair a pessoa, mas depois ele tem que mudar.

Quando nós começamos a trabalhar com ele do lado de fora, através do grupo, usando a Luz Circundante, o desejo começa a mudar e a pessoa não sabe o que exatamente deve fazer com ele. De repente, ela perde todo o interesse e não quer nada. O grupo e seu estado não parecem certos, e ela não gosta deles. Ela não vê qualquer recompensa agradável por seus esforços em vir para a lição toda manhã e trabalhar no grupo. Ela não está pronta para isso porque em seu coração e mente não acredita que vai ter alguma recompensa, e então foge.

Nós temos que trabalhar na mudança do nosso desejo. Você só pode receber o poder, a paciência e a perseverança necessários para isso do ambiente. O mais importante no nosso trabalho não é pedir ou exigir mudanças do Criador, mas sim estabelecer conexões no grupo para que você o respeite e veja que ele é grande e sublime, pois caso contrário você vai fugir dele.

A Luz vem até você de Cima de acordo com sua conexão com o ambiente. Se você não estiver conectado aos seus amigos no grupo no nível deles, você não terá permissão de Cima para avançar. Se o avanço vier de Cima contra seu ego, você simplesmente fugirá. Mas se você está conectado ao grupo e está sob a sua influência por todos os lados, então a Luz Superior pode influenciá-lo no mesmo grau e realizar mudanças em você. Essas mudanças são desagradáveis, mas graças a sua conexão com o grupo, você não foge.

Pessoas que não trabalham na conexão com o grupo costumam sair, ou pior ainda, começam a ver que o avanço está errado e culpam a sociedade. Visto que elas têm que se justificar para deixar o grupo, elas têm a certeza de que o grupo é ruim. Como elas não estão conectadas ao grupo, a Luz Superior as joga para fora do caminho espiritual.

Então, se você quer progredir, tem que constantemente se preocupar com a conexão com os amigos, que é na verdade todo o exílio no Egito e toda redenção do exílio; é a condição de garantia mútua e unidade, de ser como um homem em um só coração no encontro no Monte Sinai, todos os quarenta anos no deserto e em seguida a entrada na terra de Israel. Todos esses estados são determinados apenas pela conexão cada vez mais forte com o grupo.

Não temos que pensar na Luz Superior e no Criador. Tudo isso virá se você se conectar com os amigos e se preparar para as mudanças. Elas não serão agradáveis, porque você está se aproximando do atributo de doação e se separando do atributo de recepção, que é totalmente oposto à nossa natureza. Então, isso só é possível se o ambiente apoiar você.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 30/03/2014, Escritos do Baal HaSulam