Pequena Reviravolta Para A Felicidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como uma pessoa lida com tendências suicidas de uma criança?

Resposta: Tendências suicidas em crianças são tratadas apenas com um bom ambiente coletivo. Sem um ambiente coletivo, haverá cada vez mais isolamento da criança, e ela se fechará, visto que isto é tudo psicológico: a vida parece desnecessária, tudo desmorona e há só desesperança em torno dela.

Disso para um estado de felicidade, basta apenas uma pequena reviravolta. Mas quem vai fazer isso? Esse é o problema. Tenho certeza que só o ambiente coletivo é capaz de fazer isso. É muito importante desenvolver alguns tipos de passatempos para a criança. Quando eu era criança, meus pais sempre me deram todos os tipos de atividades extracurriculares.

Primeiro, eles compraram uma boa câmera com uma lente de zoom e me deram dinheiro para filmes e fixadores. Eu estava muito interessado nisso. Antes disso, eles me presentearam com uma bicicleta, e com os amigos, muitas vezes eu preferia passeios de bicicleta fora da cidade. Depois, houve tênis de mesa e, em seguida, atletismo onde ganhei o primeiro lugar. Eles me envolviam constantemente em diversas atividades. Além disso, eu nunca estava sozinho, mas ficava pelo menos com um ou dois outros amigos.

Acho que é necessário fazer isso. Uma criança não deveria ficar sentada em casa. Além de estar na escola, ela precisa de outro círculo de amigos. Se algo falhar na escola, a criança terá êxito em outro lugar. Vamos supor, numa aula de dança ou no voleibol.

A melhor coisa é algum tipo de esporte de grupo. Quando você entra em competição, “um a um”, como correr distâncias diferentes, isso não é tão bom. Tênis e outros esportes de grupo são muito mais eficazes. É essencial envolver a criança em alguma coisa.

Você pode inclusive combinar com outras famílias para se reunirem para organizar atividades para crianças num círculo de dez a quinze crianças e contratar instrutores que ajudarão com isso. Por uma taxa razoável, vocês podem organizar uma atividade muito boa.

De KabTV “Conversas com Michael Laitman” 11/12/13