“OGM Podem Causar ‘Fim Irreversível Da Vida’ na Terra”

Dr. Michael LaitmanOpinião (Ethan A. Huff, escritor e entusiasta da saúde): “Ao discutir as questões que envolvem organismos geneticamente modificados (OGM) – ou seja, organismos que carregam as características genéticas de outras espécies ou bactérias – o foco é tipicamente de quão seguros (ou inseguros) estes novos produtos semelhantes a alimentos são para os seres humanos. Mas o renomado engenheiro de risco e duas vezes autor de best-seller Nassim Taleb pensa que um problema ainda maior com os OGM seja a sua ameaça para o planeta, e a probabilidade estatística de que eles acabarão por levar ao colapso da vida na Terra”. …

“Como eles representam um risco sistêmico ao invés de um risco localizado – traços de OGM são conhecidos por se espalhar sem restrições em todo o ambiente – OGM acabarão por violar a chamada ‘barreira de ecocídio’, levando à uma falha catastrófica do ecossistema”.

“’Há limitações matemáticas para a previsibilidade de um sistema complexo, ‘na natureza ‘, razão pela qual focar na diferença entre ameaças locais (ou isoladas) e sistêmicas é um aspecto central de nossas advertências’, Taleb é citado pela Fool.com, observando que é essencialmente impossível conter a propagação inevitável de traços de OGM à distância”.

“’O [princípio da precaução] não está lá para tornar a vida confortável, mas sim para evitar uma certa classe do que é chamado em probabilidade e seguros ‘problemas ruins’ escreve Taleb e seus colegas em seu artigo. ‘Para a natureza, a ‘ruína’ é ecocídio: um fim irreversível da vida em certa escala, o qual poderia ser o planeta’”.

“OGM não são ‘científicos’, e quase todos os argumentos utilizados em sua defesa são falhos”.

“Além de usar a matemática e análises baseadas em risco para mostrar que os OGM simplesmente não podem coexistir com a natureza como é comumente afirmado – OGM acabarão por contaminar o mundo natural ao seu redor – Taleb também desconstrói muitos dos ‘argumentos’ utilizados pelos defensores dos OGM para defender o uso comercial de materiais transgênicos não testados, incluindo a mentira muitas vezes repetida de que os OGM não são diferentes de organismos naturais”. …

“Taleb também chama a atenção para as estratégias enganadoras de empresas de biotecnologia na tentativa de legitimar o uso continuado de OGM através do medo. Alegando que fome e más colheitas generalizadas ocorrerão se todos formos incapazes de adotar OGM não é diferente de brincar de roleta russa para sair da pobreza, afirma Taleb – tal abordagem é pouco científica, e mesmo assim estas e outras táticas são a base da agenda pró-OGM”.

“‘O que as pessoas não percebem é que a modificação de culturas impacta todo mundo e exporta o erro do local para o global’, conclui Taleb e seus colegas. ‘Eu não gostaria de pagar – ou ver meus descendentes pagando – pelos erros dos executivos da Monsanto. Nós devemos exercer o princípio da precaução aqui – a nossa versão não ingênua – simplesmente porque só iríamos descobrir erros após um dano ambiental considerável e irreversível’’.

Meu Comentário: Com a exceção de mudar a natureza humana de egoísta para altruísta, não há outra maneira de reduzir o consumo a um nível razoável e parar de tratar o planeta não como um ser vivo, um sistema, com o qual temos que estar em equilíbrio. Isso se baseia na mudança da consciência humana, que só pode ser alcançado através da educação integral.