O Sábio De Coração

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, Introdução ao Livro Panim Meirot uMasbirot, Item 10: A Torá foi dada somente aos homens de coração. Ou seja, aqueles que encontraram o coração para amá-Lo, a quem os sábios chamaram de “sábios de coração”, uma vez que já não têm a alma bestial, puxando para baixo, e a inclinação ao mal não os governa, e seu coração está aberto à sabedoria.

Ele interpreta e diz que as palavras são como cadáveres e os Taamim como almas. Se a pessoa não entende os Taamim, é semelhante a esforçar-se contando as páginas e palavras em um livro de medicina. Este esforço não renderá um remédio.

Ele quer dizer que a pessoa é obrigada a encontrar os meios para adquirir a posse mencionada acima. É porque, então, a pessoa pode provar os sabores da Torá, que é a sabedoria interior e seus mistérios, e os sabores da Mitzva, que são o amor interior e o desejo por Ele.

Nós devemos ter muito cuidado que o estudo e o nosso compromisso com a sabedoria da Cabalá seja pela correção prática e que não leve à ações inúteis. Nós temos que exigir a real e correta mudança que significa aproximar-se da forma de doação. Quanto mais pudermos mudar a nós mesmos internamente, do atributo de recepção para o atributo de doação, mais poderemos entender o que os livros de Cabalá dizem e mais seremos capazes de participar na criação e na conexão com o Criador.

Não há nada mais que uma pessoa possa fazer neste mundo, exceto alcançar os sabores da Torá, os vasos de doação, o mais rapidamente possível. Este objetivo essencial deve ser alcançado em cada ação que fazemos e em cada respiração que tomamos. Se você alcançou a sabedoria da Cabalá, certifique-se de só se envolver nela para alcançar o atributo de doação. Então você vai entender as ações do Criador e seu estado no mundo eterno.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 20/03/2014, Escritos do Baal HaSulam