O Que Exatamente Deve Ser Corrigido?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Uma pessoa que vive em sociedade tem vários tipos de conexões: no trabalho, na família, e assim por diante. Qual é o tipo de conexão que ela deve corrigir?

Resposta: É compreensível que nós tenhamos que trabalhar e manter boas relações na família. No entanto, a correção principal é entre os amigos no grupo. Através do grupo você obtém a Luz Circundante. Você precisa corrigir a conexão com aqueles com quem você está construindo a Divindade.

Pergunta: Porém, eu entro em contato diário com apenas algumas pessoas, enquanto o resto não estão incluído na minha esfera. Como eu posso corrigir a minha conexão com todo mundo? Daí resulta que cabe a mim corrigir algo que eu ainda não senti?

Resposta: Você deve pedir e orar para sentir a conexão com todos os nossos amigos em todo o mundo. Eu preciso ver as pessoas com quem estou construindo a Divindade, o lugar para a descoberta do Criador. Quem são as pessoas com quem compartilhamos uma parte importante na descoberta do Criador? Eu acho que estes são todos, pois de outra forma o Criador não os teria trazido aqui.

O Criador me deu essas pessoas como um grupo, de modo que eu quero me conectar com todos, nem mais nem menos. Eles sempre vão me dar o número ideal de amigos, de acordo com condições externas que não entendemos. Eu não sou responsável por isso, e assim, aceito como é. O Criador traz eles para mim, e cabe a mim pensar sobre como construí-los numa rede de conexão mútua. Esta é a conexão espiritual e a conexão material, conforme necessário, a fim de construir a Divindade em conjunto com eles.

Cabe a nós nos conectarmos com uma preocupação mútua pelo outro, de modo que cada um vai ajudar a todos. Esta é a forma como construímos o centro do grupo entre nós, uma conexão mútua, uma preocupação de acordo com as leis do “Ama o teu amigo como a ti mesmo” e “aquele que ora por seu amigo recebe primeiro”. Se agirmos desta forma, uma rede que assume a forma de doação mútua é descoberta entre nós.

Mesmo que essa doação seja egoísta (Lo Lishma), ela atrai a Luz que Reforma. Não importa que ainda não tenhamos a intenção de doar. A principal coisa é que ansiamos em alcançá-la. Nós queremos que o Criador seja descoberto por meio da conexão entre nós, porque ansiamos em conhecer, entender, sentir Ele, sair para o mundo superior.

Nossa intenção é incorreta e egoísta, mas nós estamos conectados. Em nosso estado, nós ainda não estamos prontos para não pensarmos no benefício pessoal. Isso é chamado de Lo Lishma. Portanto, a Luz que Corrige nos ilumina à distância, embora estejamos quebrados. A principal coisa é que o nosso grupo se torna semelhantes a Ele, ou seja, que construímos a conexão entre nós.

Pergunta: No entanto, o que exatamente eu tenho que corrigir em relação aos amigos?

Resposta: O que deve nos unir é a preocupação mútua em descobrir o poder superior na conexão entre nós, ou seja, doação e amor. Preocupação mútua é o desejo compartilhado pelo Criador. O desejo pelo Criador não é encontrado em qualquer um de nós, mas é encontrado entre nós. Ele não existe; cabe a nós construí-lo. Não há vaso! Existem apenas os desejos pessoais de cada um, mas não há nenhum desejo compartilhado chamado Divindade.

Pergunta: E com relação à correção das minhas características, das minhas qualidades?

Resposta: Apenas a conexão com os amigos requer correção. Não há nada a corrigir em mim; eu sou uma besta aqui e uma besta não pode ser corrigida. Você já tentou se conectar com alguém e descobriu o seu ego. Você já entrou no Egito? Se alguém só lhe incomoda, isso não está conectado ao trabalho espiritual.

Só se eu me esforçar numa conexão com outras pessoas para chegar à conexão entre nós chamada Arvut – dentro da qual a nossa preocupação em descobrir o Criador, a característica de doação e amor, é descoberta – então vou sentir como odeio todo mundo e não estou pronto para me conectar, e isso é o que tenho que corrigir.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 27/03/14