O Que Cada Um Sente Internamente Não Importa!

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que significa que um estudante se esconde do seu professor?

Resposta: A pessoa não pode se abrir completamente, nem para si mesma, e certamente nem para os outros, incluindo seu professor. Mas os estudantes devem esclarecer estados que ocorrem entre si. Eles devem constantemente perguntar sobre isso e esclarecer, não o que cada um sente de forma individual, mas a relação entre eles.

Há um período no trabalho espiritual, quando um estudante tem um monte de perguntas, mas por algum motivo não as faz e as mantém para si mesmo. Mesmo que isso o torture, o pressione, e o faça se sentir irritado e chateado, ele não consegue trazer essas questões para fora e perguntar-lhes. Acontece com todo mundo quando se esclarece estas questões por si mesmo.

Mas estas questões devem ser esclarecidas e perguntadas entre os amigos. Se não for pessoal, mas geral, como é revelado nos vasos entre nós, deve ser esclarecida.

O que cada um sente dentro de si não importa. O que sentimos entre nós é o vaso para a revelação da Luz e é isso que importa! O trabalho no grupo é para mudar o foco do que eu sinto dentro de mim para o que eu sinto em relação aos outros e o que acontece entre nós.

É como se eu olhasse através de binóculos e tivesse que mudar constantemente o foco de mim mesmo para todos, para todo o grupo, com o que acontece entre nós e não em cada um de nós.

Então eu entendo que a minha atitude negativa em relação a alguém machuca todas as conexões do grupo. Portanto, não pode ser que você não ame alguém, mas você realmente ama os outros. Não existe tal coisa, visto que com isso você já corrompe todos os relacionamentos. E como você não consegue tolerar isso, isso deve ser corrigido.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 04/04/14, Escritos do Baal HaSulam