O Próximo Mundo Para O Faraó

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é o significado interno “e eles edificarão cidades de armazém”?

Resposta: O desejo de receber constrói estas cidades e, assim, avança em direção ao objetivo que parece bom e útil para o ego. Eu tenho este mundo, mas nele e nesta vida, eu também pretendo atingir o próximo mundo. Eu espero superar esta vida e ver os dois mundos, para me livrar de todos os meus problemas e da questão da vida e da morte.

A morte é o pior problema para o homem. A pessoa tem tudo hoje e o mundo é abundante. Se déssemos às pessoas que viveram há 100 anos o que um homem moderno médio tem hoje, não seríamos capazes de descrever a grande alegria que iriam experimentar.

Imagine que você tivesse que lavar as coisas num rio, comer apenas pão e cebola, beber água suja e viver sem instalações, tais como água e eletricidade, e também vivesse apenas metade ou até um terço da expectativa de vida que temos hoje. Hoje nós temos tudo, e vemos o desespero e a perda de interesse na vida que as pessoas em todos os lugares sentem. Como pode ser isso?

Uma pessoa hoje não pergunta sobre a própria vida e como gerenciá-la. No passado, a sua grande preocupação era fornecer alimentos para si e para sua família, e ela não pensava sobre o fato de que poderia morrer um dia.

Mas hoje ela pensa nisso e pergunta: “Para que eu estou vivendo, se, no final, vou morrer?” Neste caso, a própria vida não vale muito e por isso há uma crescente demanda por antidepressivos e drogas. Esta é uma questão crucial para uma pessoa, pois se vivêssemos para sempre, não teríamos nenhuma preocupação.

Assim, as pessoas que desejam descobrir o segredo da vida são atraídas para o misticismo. O segredo da vida não faz parte da vida em si: não há segredo na vida. O segredo está no ponto da morte, em que desaparecemos quando o espírito da vida nos deixa. É disso que surge a questão “qual é o significado da minha vida?”. Ela pergunta: “Para eu serviu a minha vida se ela já chegou ao fim?”

A pessoa quer encontrar uma resposta para essa pergunta, e se não consegue fazê-lo, ela está pronta para destruir o mundo todo. Então, quando as pessoas vêm estudar a sabedoria da Cabalá, elas estão muito felizes, pensando que agora vão entender o que significa a vida e a morte e que elas vão ver o outro mundo enquanto ainda estão vivas. Elas correm para adquirir novas realizações e aquisições.

Isto significa que o ego (o Faraó) engole o anseio pelo Criador chamado Yashar-El e o usa para si mesmo. Ele permite que a pessoa avance no estudo da sabedoria da Cabalá: estude mais e seja ativa. O mais importante é que ela atinge o objetivo, descobre o outro mundo, e o traz ao Faraó. Isto é o que o Faraó, ou o ego, diz. E todos vocês não estudam para este objetivo?

Às vezes, nós ansiamos por mais espiritualidade e, depois o Faraó puxa tudo para si mesmo. Depois, nós caímos e subimos novamente. As contrações e expansões se alternam, como os pulmões ou o coração, como uma bomba ou fases de corrente alternada. Cada processo dinâmico e cada movimento deve ter dois polos.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 08/04/14, Shamati # 86