O Mundo Está Cansado Da Democracia

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (do The Economist): “A fé na democracia se inflama em momentos de triunfo, como na derrubada de regimes impopulares no Cairo ou Kiev, apenas para falhar novamente. Fora do Ocidente, a democracia muitas vezes só avança para entrar em colapso. No Ocidente, a democracia muitas vezes se associa com dívida e perturbação em casa e fracasso no exterior.

“Ajustar-se para tempos difíceis será ainda mais difícil por um cinismo crescente para com a política. Fliliação partidária está em declínio em todo o mundo desenvolvido: apenas 1% dos britânicos são agora membros de partidos políticos, em comparação com 20% em 1950. A afluência às urnas também está caindo: um estudo de 49 democracias descobriu que ela diminuiu 10 pontos percentuais entre 1980-84 e 2007-13. Uma pesquisa em sete países europeus em 2012, descobriu que mais da metade dos eleitores ‘não tinha qualquer confiança no governo’. A pesquisa de opinião YouGov dos eleitores britânicos no mesmo ano descobriu que 62% dos entrevistados concordaram que “os políticos mentem o tempo todo”.

“Muitos chineses estão dispostos a apoiar seu sistema, se ele oferecer crescimento. A Pesquisa Pew de Atitudes Globais 2013 mostrou que 85% dos chineses estavam “muito satisfeitos” com a direção de seu país, em comparação com 31% dos norte-americanos.

” Wang Jisi, também da Universidade de Pequim, observou que “muitos países em desenvolvimento que introduziram os valores e sistemas políticos ocidentais estão experimentando desordem e caos” e que a China oferece um modelo alternativo”.

Meu Comentário: Os estágios egoístas do desenvolvimento humano passaram por cinco fases de desenvolvimento evolutivo e se esgotaram no início do século XXI, e agora empurram a humanidade para a nova etapa, o altruísmo, ou seja, eles precisam ser substituídos pelo novos estágios de desenvolvimento, pelas cinco fases da qualidade de doação e amor.

A consciência da necessidade desse aumento é problemática porque pressupõe a necessidade de se admitir abaixo da natureza, a obedecer a sua integralidade e globalidade, e saber como chegar à equivalência com ela (adesão com ela).