O Homem E A Natureza: Agravamento Das Relações

Dr. Michael LaitmanOpinião (Natalia N. Dumnaya, Ph.D. (Econ.), Chefe do Departamento de Microeconomia, Finanças da Academia sob o Governo da Federação da Rússia): “Nós quebramos as bases da nossa própria existência, minamos a base – lócus standum, na qual nos apoiamos, literalmente. A natureza, como um sistema de auto-organização, tem o seu propósito – afirma que o sistema alcança por meio da auto-organização.

“Em termos de natureza, o ser humano tem que servir o seu propósito. No entanto, ele tem seus próprios objetivos e posições como uma parte que evoluiu a partir da natureza. O primeiro objetivo do homem é salvar sua vida, e, portanto, satisfazer suas necessidades básicas de alimentação, calor, vestuário, procriação, etc.

“O segundo objetivo do homem é a busca de formas novas e mais seguras para atender suas necessidades. Cumprindo seus próprios objetivos, o ser humano também realiza os objetivos da natureza. Ele acelera a evolução natural.

“No entanto, conforme a complexidade da sociedade humana aumenta, a relação com a natureza se torna cada vez mais evidente; há contradições. Agora, a questão é que a relação humana com a natureza deve se desenvolver com base na busca por áreas de interesses que se sobrepõem.

“Uma vez que a natureza é um sistema de auto-organização, segue-se que as forças produtivas criadas pelo ser humano não só não devem violar o equilíbrio dinâmico natural da natureza, mas a segunda natureza criada por suas mãos, ou a civilização industrial, deve ser uma continuação da primeira. A civilização humana deve ir da technocenosis à coevolução com a natureza.

O caminho do desenvolvimento industrial-urbano egoísta que leva à perdas materiais e morais constitui uma ameaça à própria humanidade. Já não basta ter critérios de eficiência puramente econômicas para selecionar as opções para o desenvolvimento da economia. As pessoas devem levar em conta não apenas os seus interesses imediatos, mas também os interesses da natureza”.

Meu Comentário: Não há dúvida de que a pessoa deve estudar as leis da natureza e segui-las. Caso contrário, ela causa sua reação negativa.

Em muitos casos, a reação não é imediata e acalma a pessoa. Muitas vezes, não há nenhuma ligação clara entre a ação e a reação da natureza a ela. Mas é precisamente por esta razão que nos é dada a mente para estudar as relações causais da natureza para que revelemos o próximo nível do nosso ser, além da matéria.