O Esforço É A Recompensa

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que quando nós ouvimos sobre a importância da disseminação nós pegamos fogo e ardemos de vontade de sair para disseminar, mas amanhã todo o nosso desejo se desvanece e desaparece?

Resposta: Isso é deliberadamente organizado para que possamos superar o nosso desejo. Se fosse agradável para nós disseminar, não obteríamos nenhum benefício.

Por isso nós temos que fazer um esforço contra a nossa vontade, porque pensamos que isso é importante para o desenvolvimento espiritual, mesmo que no nível físico isso não pareça importante para nós e seja inclusive repulsivo. Segue-se que isso é realmente um trabalho para nós.

Nós devemos entender que onde a resistência do corpo não é sentida, não há nenhuma recompensa espiritual! É muito simples. Então, se não queremos sair para disseminar e encontramos mil justificativas para nós mesmos, se isso é nojento e repugnante para nós, se temos vergonha e pensamos que não somos aptos para este trabalho, toda essa resistência é especificamente dada a nós para que a superemos e recebamos uma recompensa espiritual.

Isso é chamado de um ato de superação através do esforço. O esforço é acumulado gota após gota, “que se juntam numa grande quantidade”, até que o nosso contador salta para o próximo dígito e obtemos a elevação espiritual.

Isso significa que não temos escolha; é impossível avançar de outra forma. Portanto, eu estou feliz em saber que você não tem capacidade e vontade, e que não sabe onde disseminar e como. Tudo isso são desculpas, mas especificamente isso lhe dá a oportunidade de fazer um esforço!

Entenda que se você vê uma oportunidade para realizar medidas sem esforço, é preferível não fazê-lo! Se é agradável para você sair para a comunidade, e você quer muito isso, está animado e feliz, então você não receberá uma grande recompensa por essa atividade, pois não agiu contra o seu ego.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/04/14, Perguntas e Respostas com o Dr. Laitman

Comente