O Escudo Psicológico Do Ego

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que estamos constantemente recebendo golpes depois de trabalhar bem e realizar seu conselho? Será que este processo já chegou ao fim?

Resposta: A sua queixa é idêntica à reclamação dos judeus no Egito que culpam Moisés: “Assim que você foi ao Faraó, ele começou a nos bater! Não vá mais até ele; não endureça o coração e não crie tumultos!”.

Este é o processo, endurecer a nossa inclinação ao mal, como está escrito: “Uma pessoa deve sempre provocar a inclinação ao bem sobre a inclinação ao mal”.

Pergunta: Quando isso vai chegar ao fim? Para onde vamos?

Resposta: Eu não entendo por que fazer tal pergunta. Nós estamos caminhando para o estado em que não vamos perguntar sobre o resultado de nossas ações, porque queremos alcançar a doação. Depois de superar essa barreira psicológica, o mundo espiritual se abre diante de você.

Você vai deixar de perguntar sobre o seu futuro, mas simplesmente irá doar como se num vazio. Este será o seu prazer. Essa inclinação vai abrir um novo espaço, uma nova dimensão para você. Você não pode perceber o mundo espiritual com seus vasos egoístas de “quando, onde e como?” Ele está bem aqui, mas só pode ser revelado a você com uma inclinação oposta. Você não tem os vasos adequados para isso.

Pergunta: Portanto, quando a Luz vai finalmente me separar do meu ego?

Resposta: Quando o trabalho se tornar a recompensa para você. Há uma barreira psicológica aqui, que não lhe deixa subir acima dessa demanda e ver, saber, adquirir, ser preenchido e executar ações sem esperar qualquer resposta em troca, mas apenas a fim de doar. Só esta inclinação vai abrir a entrada para o mundo espiritual para você. Mas não tente executar ações de doação, a fim de abri-la.

Eu acho que a disseminação bem sucedida pode ser útil. Nós não temos nenhum poder e não teremos qualquer no futuro. Nós precisamos de outro amplo, largo e forte cinturão de pessoas ao nosso redor que nos apoie.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/04/14, Escritos do Rabash