Lembra-te De Que Foste Escravo No Egito

Rabash, “Qual é a bênção ‘de que um milagre aconteceu comigo neste lugar’, na Obra”: e, ao mesmo tempo, isto diz: “lembra-te que foste escravo no Egito”. Isso significa que um escravo é uma coisa ruim, e ainda assim uma pessoa, por vezes, quer continuar a ser um escravo, visto que o escravo disse: “Eu amo a meu senhor”.

No entanto, a questão do exílio está de acordo com a medida do sofrimento e da dor que se sente no exílio. Nessa medida, pode-se sentir alegria em sua redenção. Os sofrimentos que a pessoa sente são o vaso que pode receber a Luz, se a pessoa é liberada dos sofrimentos.

Os sofrimentos que se sente devem ser sofrimentos por estar no exílio, por incapacidade de realizar verdadeiros atos de doação. Isso é chamado de exílio e escravidão.

No entanto, se uma pessoa não sofre, ela pode ser um egípcio ou até mesmo um ministro do Faraó. A escravidão deve ser contra a própria vontade. Ela pode querer ser um escravo até que atinja um estado onde quer escapar da escravidão com todas as suas forças e todos os meios que tem.

Devemos imaginar o que exílio e escravidão significam – como, através deles, eu aceito minha natureza como dominação exterior que está dentro de mim. O Faraó entra em mim como uma bactéria ou uma cobra. Ele me preenche e não me deixa mover ou mesmo respirar livremente. Se eu aço alguma coisa, ele engole todos os frutos do meu trabalho, transformando tudo em seu benefício.

Se eu não distinguir entre ele e eu, eu faço tudo por sua causa, sem qualquer consideração ou reconhecimento. Eu acho que quero encher-me e não o Faraó, porque me identifico com ele. Isso é chamado o nível animal.

Se eu começar a trabalhar conscientemente para o Faraó, já é um pecado real. É uma Klipa (casca). Se eu começar a odiá-lo e me oponho à sua dominação, é o trabalho no exílio. É assim que os sete anos de fome chegam, onde eu vejo que não posso fazer nada, e tudo acaba por ser para o bem do Faraó. No entanto, eu não quero isso, e não vou aceitá-lo! Assim, a nossa luta é inflamada, até atingir o seu fim.

[131522]

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá de 1/4/14, Escritos do Rabash

Material Relacionado:
Dar O Último Passo Para A Redenção
Aparentemente Eu Sou Um Escravo Do Faraó
Ações Físicas Que Levam Ao Mundo Espiritual