Instruções Que Vêm De Dentro

Dr. Michael LaitmanPergunta: Em todas as religiões, as pessoas acreditam que devemos agir de acordo com as ordens do Criador.

Resposta: A Cabalá não leva quaisquer ordens em consideração, mas apenas as possibilidades de uma pessoa de acordo com o seu nível de desenvolvimento. É porque cada desejo, cada intenção, todo o plano da criação, é destinado apenas para isso, para o desenvolvimento de uma pessoa, de modo que ela descubra e crie a imagem que pode chamar de o Criador dentro dela.

Ela cria esta imagem cada vez que sobe mais alto e considera o Criador que ela cria como mais e mais sublime. Mas esta é uma questão muito complicada que eu não recomendaria discutir com as pessoas comuns, uma vez que esta percepção só é estabelecida numa pessoa quando ela sente os novos elementos, sentimentos, sensações e discernimentos espirituais.

Pergunta: Portanto, ao invés de instruções, existem anseios e esforços que se desenvolvem numa pessoa que lhe obrigam a avançar?

Resposta: Nós sentimos as instruções dentro de nós. O que é uma instrução? Onde uma instrução é dada? Quem realiza estas instruções se elas são escritas em algum lugar? Tudo isso não existe! Ninguém as realiza! Se de acordo com a natureza de uma pessoa algo é egoisticamente benéfico, ela faz isso, e se isso não pode ser realizado de forma egoísta, ela não o faz, já que não consegue se esforçar. “Não é possível”, significa incapaz de, “não quer”, porque ela não é feita para isso, não há nenhuma diferença entre querer e realizar.

Se as pessoas não se envolvem em sua natureza, e não a tomam como a base que precisa ser mudada e como formatá-la de novo, elas acham que “o Criador nos instruiu e vamos fazer o que Ele diz”. Mas, na verdade, não podemos mudar a nós mesmos. Experimentem! Nós vemos que nada muda, mas simplesmente continua a deteriorar-se e torna-se pior.

Assim, não pode haver nenhuma ordem aqui. Se a pessoa sente certo despertar interior e nessa medida começa a arder por dentro, então ela trabalha para cumprir o seu despertar.

De repente, ela descobre um novo objetivo e que ela deve executar determinadas ações para alcançá-lo. Ao mesmo tempo, ela aprende as ordens escritas nos livros e tenta executá-las, mas isso não vai ajudar! Se seus desejos são diferentes, não há necessidade de nenhum livro. Nós vemos o que acontece em todas as religiões.

As ações são cumpridas apenas dentro da pessoa e apenas de acordo com os parâmetros que se acumulam em seu interior, que a conectam e gerenciam. É tolice pensar que eu posso mudar a mim mesmo de acordo com as ordens de alguém. Se fosse possível, isso significaria que eu sou simplesmente programado e que sou um zumbi, que li certa instrução como uma máquina e a mudei dentro de mim. Então, eu simplesmente me desconectei do meu instrumento analítico e estou programado.

Eu deixo de ser um ser humano e sou apenas um animal em suas mãos, uma vez que o ser humano é alguém que gradualmente esclarece tudo o que acontece com ele com a ajuda de seu livre arbítrio e seu instrumento analítico, e chega a conclusões que estão além dos limites da sua natureza. Ele começa a perceber que há uma ponte estreita para a outra natureza, para outra criação, para outro mundo. Este é o lugar onde a sabedoria da Cabalá começa. Esta ponte estreita está trazendo oferendas, mudando os meus desejos com intenções egoístas para intenções altruístas.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 13/11/13

Comente