Este Mundo Inerte

Dr. Michael LaitmanOpinião (Michael Hoffman, PhD da Universidade de Columbia, Nova York): “O século do progresso questionou a necessidade pessoal da liberdade espiritual. As pessoas estão buscando não a liberdade, mas a segurança. Uma sociedade econômica respeita a liberdade como direito de todos de pensar só em si mesmo. Todo mundo tem o direito de fazer o que quer e como quer.

“Uma pessoa que sofreu uma lavagem cerebral pela mídia e a cultura de massa é incapaz de entender que tem necessidades diferentes daquelas que o mercado lhe impõe. Todo mundo recebe uma enorme variedade de escolha, mas não é uma escolha pessoal; esta escolha é programada pelo sistema. Nas grandes cidades, milhões de pessoas vivem isoladas umas das outras e se odeiam.

“A sociedade promove agressividade, a qualidade necessária numa atmosfera de competição geral e, ao mesmo tempo, suprime-a. A crescente pressão leva à reação inversa, à liberação de energia agressiva latente nas formas mais extremas. A existência humana é monótona; todas as mudanças não mudam nada na vida. Uma pessoa está em movimento, mas este movimento é puramente físico; seu mundo interior é inerte”.

Meu Comentário: Somente através do reconhecimento do mal do nosso estado, vamos chegar à solução para pôr fim à nossa atitude em relação a nós mesmos e a uma vida assim. Só o desespero completo irá nos obrigar a tomar uma ação decisiva. Mas tal estado poderia ser alcançado sem sofrimento prolongado, ao incluir a consciência, tornando-se consciente com antecedência do sofrimento futuro e evitando-o, movendo-se na direção certa de um novo desenvolvimento.

Este caminho é oferecido pela Cabalá porque estudando-a nós atraimos a Luz da sabedoria para nós mesmos e avançamos sem sermos empurrados pelo sofrimento, mas sendo atraídos por todos os tipos de satisfação agradável.