Erros Corretos No Caminho Para A Correção

Dr. Michael Laitman with studentsPergunta: Como podemos trabalhar em grupo, de forma que, por um lado, continuaremos a ser criativos e, por outro, tomaremos decisões num círculo: ouvir com atenção a opinião de todos e obter o consentimento de todos? Estes dois processos normalmente não andam juntos.

Resposta: Sem dúvida, nós devemos aspirar a uma decisão coletiva, mas uma vez que temos que avançar rapidamente, não podemos envolver todo o grupo na tomada de decisões. É por isso que existe o conceito da planta: nós estamos divididos em departamentos, em grupos de trabalho e cada grupo tem o seu próprio trabalho.

É impossível que o mundo inteiro discuta e esteja envolvido em cada decisão que é feita. Portanto, há governos. Quando a nação de Israel estava num nível espiritual, havia o Sinédrio, um governo espiritual. que era formado por sábios, os Cabalistas. Tudo está sempre disposto na forma de uma pirâmide.

Portanto, deve haver grupos que se dedicam a diferentes projetos. Por exemplo, eu não sei como a disseminação, a edição de livros ou filmes são organizadas. Não é o meu trabalho. Me perguntam sobre a direção, sobre a estratégia geral, e de acordo com isso os encarregados trabalham num plano específico de trabalho.

Nós devemos aprender com tudo o que já passamos, que todas as nossas decisões não operam numa direção ou outra. Se uma decisão foi aceita com as melhores intenções, confiando-se nos amigos, estando pronto para nos dedicarmos para que eles façam o que quiserem, é uma decisão acertada. Se cometermos erros, vamos corrigi-los mais tarde. Assim, nós vamos cair de novo e corrigir as coisas de novo: todo o nosso caminho é feito de erros.

Basta ver o que a Torá nos diz sobre a peregrinação no deserto: houve sempre problemas que surgiam e que precisavam de correção. Este é também o nosso caminho. Portanto, se não conseguimos, não devemos pensar que falhamos. Se descobrimos que somos egoístas e que estávamos errados, é o caminho certo e esse é assim que deveria ser.

Assim, considerem todos os problemas de uma forma equilibrada, estável. Não entrem em pânico sobre o que pode acontecer conosco se não tomarmos a decisão certa. Pelo contrário, o nosso progresso é uma sequência de subidas e descidas, em descobrir o mal e em corrigi-lo. Nós temos que aceitar o fato de que estamos caminhando para a nossa correção, e portanto, devemos nos relacionar com todos os problemas que surgem de uma forma equilibrada.

Não devemos nos preocupar muito com certas decisões que foram tomadas. Não importa o que você decidir, tudo o que tem que acontecer vai acontecer. Sejam um pouco fatalistas, façam o que vocês podem e aceitem tudo o que acontece depois de bom grado.

Da Lição Diária de Cabalá 03/04/14, Perguntas e Respostas com o Dr. Laitman