De Um Momento Para O Outro

Dr. Michael LaitmanO nível mais alto que uma pessoa alcança é chamado de Moisés, e só a partir deste nível é que ela começa a entender como conectar todos os desejos dentro dela, a fim de trabalhar pelo amor e a doação aos outros, e através disso, ao Criador. Isto significa que somente o nível de Moisés pode atingir este estado da alma quando está claro como deve ser estabilizado, conectado e recolhido.

Coletar todas as partes da alma requer uma penetração especial dentro dos sentidos, dentro dos atributos do egoísmo material que leva à compreensão de como ele pode ser apresentado e conectado para que trabalhe como o atributo altruísta da Luz. Este é o trabalho de Bezalel.

Moisés é a realização do Criador, enquanto Bezalel é a realização da forma e da imagem do Criador dentro do desejo egoísta. Bezalel é na prática, mas na prática com um coração sábio. Existe a sabedoria da mente, a realização, que é Moisés, e há a sabedoria e o trabalho no coração, que é Bezalel (que significa na sombra do Criador, em hebraico).

Moisés cria uma sombra do Criador e Bezalel alcança essa sombra e esculpe o ego a partir dela à semelhança com o Criador. Isto é como projetar uma imagem numa parede e depois desenhá-la. Mas todo o trabalho é feito dentro da pessoa.

Ao mesmo tempo, nós não criamos nada de novo, mas simplesmente tomamos nosso ego e o esculpimos em diferentes formas, como argila, colocando o foco na importância de certas formas em vez de outras. Se no passado eu usei a mim mesmo para o meu autobenefício, se abusei ou roubei, agora eu faço o contrário, uso a mim mesmo para o seu bem.

Há uma mudança de variáveis ​​em que tudo muda do meu próprio bem para o seu bem. Quem está à frente, quem é mais importante, determina toda a diferença entre os mundos.

Pergunta: Se eu mantiver Moisés dentro de mim, eu nunca vou deixá-lo?

Resposta: Isso não pode ocorrer porque os desejos e os atributos em você mudam. Isso significa que você tem que manter Moisés a cada segundo. Cada momento é diferente do outro, os desejos mudam, e cada vez você tem que mantê-lo novamente.

A mesma coisa acontece em nosso mundo, mas nós simplesmente não prestamos atenção nisso. Na espiritualidade todo o trabalho é feito de um momento para o outro, da subida à descida.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 13/11/13