Construindo Uma Imagem Espiritual

Dr. Michael LaitmanO Livro do Zohar, “Pekudei“, Item 13: Quando o Criador quis criar o mundo, Ele olhou para a Torá e criou-o. E Ele olhou para o santo nome HaVaYaH, toda a Torá, e sustentou o mundo. O mundo foi criado em três lados: sabedoria, inteligência e razão.

Em sabedoria, como se diz, o Criador fundou a Terra em sabedoria. Em inteligência, como se diz, Ele fundou o céu em inteligência. Em razão, como diz, em Sua razão abismos foram abertos. Isso significa que todos eles têm o direito de existir no mundo. Nestes três o Tabernáculo foi construído, como se diz, e Eu vou enchê-lo com o espírito do Senhor, com sabedoria, inteligência e razão.

A Torá fornece uma comparação entre a criação do mundo e a criação do Tabernáculo. Se o mundo foi criado pela força superior, o Tabernáculo foi criado pelo próprio homem e simboliza um vaso em que começamos a sentir o mundo superior.

No mundo corpóreo nossos desejos descrevem a sensação deste mundo. Nós podemos sentir qualquer coisa de acordo com o nosso desejo: de acordo com seu estilo, seus estados internos. Mas quando não somos atraídos por alguma coisa especificamente, não percebemos essa “coisa”. Se cortarmos certo sentido, a pessoa vai deixar de sentir certos objetos ou fenômenos, e ainda vai perder a capacidade de pensar, sentir, investigar e analisar as coisas.

Mas quando nós recebemos a doação espiritual de Cima, começamos a construir um vaso totalmente diferente de percepção, não deste mundo, mas do mundo espiritual: um mundo de forças, atributos e valores. Na verdade, ele é construído com base em correntes de luz, conhecimento e sentimentos superiores que descem sobre nós e, gradualmente, formam a imagem do mundo superior em nós.

Assim como nosso corpo foi feito de matéria elementar e lá há células-tronco, a partir das quais se formaram os tecidos vivos, nós também começamos a criar a imagem do vaso espiritual como resultado de tecidos de células-tronco elementares, o que em geral é semelhante ao nosso corpo físico, mas numa forma espiritual.

Ele tem os mesmos órgãos e disposição como no corpo humano, mas estes são em potencial e qualitativos. Assim, a imagem espiritual é chamada de ser humano, assim como o nosso corpo. Nós a construímos a partir dos elementos que recebemos de Cima. A Torá é o plano para a construção de um ser humano, o vaso espiritual que no final será preenchido com a plenitude. Assim como o nosso corpo físico é preenchido com uma força de vida corpórea, esta imagem espiritual (o vaso espiritual, o corpo espiritual) é preenchida com uma força chamada Luz, ou a vida espiritual.

A única diferença é que a existência da parte espiritual é totalmente independente do corpo físico. O corpo físico pode morrer enquanto esta parte continua porque já pertence ao mundo das forças que gerenciam toda a criação.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 16/10/13