Construindo O Relacionamento Com Ele

Dr. Michael LaitmanZeir Anpin de Atzilut é o Criador no nosso entendimento. O mundo do Infinito ilumina o único Partzuf delineado para trabalhar connosco. Este Partzuf é chamado Zeir Anpin e a sua origem está nas quatro fases da Luz Direta .

Bina que queria doar a Keter com o fim de ser como ele, recusou-se a receber a Luz, mas depois pensou, o que poderia ela Lhe dar neste caso? Como poderia ela chegar à equivalência de forma com Ele? E assim ela recebeu a Luz a fim de doar; isso é chamado de Zeir Anpin .

Zeir Anpin é o filho de Bina, ela expressa seu desejo para a doação neste. Mas a sua inclinação para doar a Keter era muito pequena, porque Bina tomou um desejo que ela encontrou na primeira fase, em Chochmá, e com a sua ajuda que executou a ação. Keter realiza uma ação para Hochma , transmite Luz para ela, e Hochma aprecia a Luz. Bina não queria receber nada a não ser para dar prazer, ela leva o desejo da primeira fase e preenchê-lo a fim de doar.

Com esta ação, ela torna-se semelhante à ação que Keter realiza para Hochma, e por isso ela dá contentamento ao Keter. Mas este não é um verdadeiro desejo, mas o desejo original que o Criador criou. A fim de chegar a um verdadeiro desejo, temos de descobrir a vergonha, a separação, toda a diferença entre o Criador e a criatura.

Assim, após esta ação, Malchut sente que ela tem o seu próprio desejo. Ela quer ter prazer, não o prazer que vem de Keter de Chochmá e não o que Bina transmite a Zeir Anpin ; em vez disso, Malchut quer ter prazer do contato com o Criador. Ela não está interessada em desfrutar das iguarias encontradas na mesa, pois estes são prazeres bestiais. Em vez disso, ela quer apreciar o fato de que o anfitrião a está servindo. Estes são os prazeres humanos, no nível de Adam ( Homem) e não no nível do animado!

Este desenvolvimento traz Malchut a um desejo de desfrutar da sua relação com o Criador, para receber o Seu amor a fim de receber, ela aprecia o amor. Ela não aprecia os preenchimentos que são encontrados dentro da Luz mas a própria Luz. Isto é como o Faraó, que diz: ” Quem é o Criador para que eu ouça a sua voz? Ele deve servir-me! Isso é exatamente o que Eu preciso! ”

Esta é a diferença entre Malchut e o comum desejo de receber. O seu desejo de receber quer dominar e governar para que o Criador a vá servir, como se ela se encontra-se acima Dele. É justamente essa característica que temos de corrigir e não o desejo de receber sobre os níveis do inanimado, vegetativo e animado.

Você pode comer todas as iguarias da mesa que o anfitrião lhe oferece, não há nenhum problema. Ele criou-o a si para que você o fosse comer. Mas como você vai construir o seu relacionamento com Ele, no nível humano e não no nível do animado de relacionamento entre vocês? Esta é a pergunta. Este é o papel de Zeir Anpin relativamente a Malchut.

[ 132148 ]

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala de 26/03/14 , Talmud Eser Sefirot