Apesar De Todos Os Cálculos

Dr. Michael LaitmanQuestão: Após a convenção, em Israel, o egoísmo separou-nos: Nós não podíamos ir a eventos, de todo o grupo somente cinco pessoas permaneceram. Vale a pena começar a disseminar em tais condições? Como é possível fortalecer o grupo e o trabalho interno?

Resposta: Existem dois níveis de progresso. Um deles é caracterizado pelas vossas tentativas e esforços para fazer algo com a compreensão de que tudo isto não é para vocês, que o ódio que deflagrou entre vocês é o ódio realmente sem sentido e resultado do estilhaçar da alma.

A aparição do ódio é necessária para o corrigir e revelar o Criador no estado correto e unido. E o que é revelado nestas descobertas adversas é realmente maravilhoso! Vocês vêem claramente o quanto vocês se desintegram.

E se vocês se começarem a conectar-see acima desta fragmentação, pelo menos um pouco, então a condição para descobrir o Criador irá aparecer em vocês, o que é revelado apenas quando acontece a quebra, e agora a conexão.

Vocês devem de entrar na oração comum, para um estado onde vocês se dirigem ao Criador com um pedido. Vocês não estão prontos para se conectar sozinhos. Então devem pedir para Ele vos unir e conectar.

Peguem num livro comum de oração comum, que todos usam. Os membros da Grande Assembleia, cada um dos quais foi um grande cabalista, organizaram-no há cerca de 2200 anos atrás. O Sidur (livro de orações) vem da palavra ” Seder ” (ordem). Todos os textos citados no livro de orações são pedidos sequenciais de uma pessoa ao Criador para que o Criador o corrija num grupo.

Em princípio, todas elas são orações comuns. Somente cerca de cinco por cento são orações pessoais. Elas são lidas de manhã, quando uma pessoa acorda e pessoalmente recorre ao Criador, pois ela ainda está sozinha, não há nenhuma conexão com alguém ou com alguma coisa, ela só começa a recuperar gradualmente. Esta é a forma como o texto está estruturado.

E então ela entra em contato com os outros, se ela sai de casa e vai para um lugar de reunião usual, para a oração comum. Essencialmente, ela atinge um estado em que ela começa a sentir os outros, o grupo, e alcança uma oração partilhada. Esta oração comum partilhada é um pedido de conexão.

Todos os nossos pedidos derivam do vaso coletivo. Em todas as orações, está escrito: “Nós, nós, nós, ” nunca é dito “eu”, exceto no início das orações durante a manhã, quando se acorda e, aparentemente, se aquece e se recupera do sono.

Assim, o sentimento de quebra que passa sobre vocês precisa estar na vossa consciência como algo muito importante e necessário, como algo muito certo e bom. Por outras palavras, o sentimento de ódio, a incapacidade não só de reunir e conversar, mas mesmo para vir para o grupo “Eu vou ficar em casa, eu não posso estar junto com vocês!”, é sentir o quebrar do vaso, a alma despedaçada. E se vocês se juntarem apesar de todos os seus sentimentos e pensamentos, então através da ascensão acima deles, vocês fazem a correção em que o Criador é revelado. Então, o que está agora diante de vocês é uma ação absolutamente clara; o que vos resta é percebê-lo.

Vocês podem tentar por vocês mesmos. Se resultar, bom, e se não resultar, então, convidem algum outro grupo para vir e serem vossos convidados. Vale a pena gastarem dinheiro para se juntarem. Eles podem não se dar bem entre eles e vocês não pode se dar bem entre vocês. Portanto reúnam-se e comecem a organizar workshops, discussões, partilhem uma refeição, e cantem algumas músicas. Organizar estes vocês mesmos sem envolver o grupo central; vocês podem nem ver as nossas aulas por alguns dias para lidar apenas uns com os outros.

[131942]
Da Lição Diária de Cabala 3/28/14, Perguntas e Respostas com Dr. Laitman