Uma Onda De Inadimplência Através Da China

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (da Forbes): “Na semana passada, o fracasso da Shanghai Chaori Solar Energy em cumprir os pagamentos de juros de sua dívida tornou-se a primeira falta de pagamento de uma corporação na China, levantando algum alarme e inquietações sobre uma onda de inadimplência em toda a China…

“Eis o que está acontecendo. A economia da China está reduzindo a velocidade, e ao mesmo tempo, o Primeiro Ministro Li quer aumentar o papel do comportamento do verdadeiro mercado livre na China. Onde antes as empresas teriam sido socorridas por bancos ou pelo governo (ou por ambos – a maioria dos grandes bancos chineses ainda é em certa medida estatal), agora há uma sensação de que será permitido que as pequenas empresas atrasassem os pagamentos de suas dívidas para enviar uma mensagem para os mercados. O que Li quer é que as pessoas entendam que o investimento traz risco, que o resgate financeiro não é automático, e que os mercados devam ser capazes de acomodar a falência e inadimplência…

“A visão negativa é que uma falta de pagamento deve levar a outra e outra, até que uma onda de inadimplência reduza a confiança dos investidores, a ponto que dinheiro deixe todo o setor e estimule outra rodada de inadimplência, reduzindo também a possibilidade das empresas levantarem capital novo. Mas os poucos que têm observado a China por muito tempo veem alguma chance do país deixar isso acontecer: se houvesse uma sensação de crise sistêmica, ela iria intervir”.

Meu Comentário: A ordem do mundo inteiro está em inadimplência, e quanto mais cedo nós reconhecermos isso, mais fácil será a capacidade de mudar para a nova ordem mundial: uma economia racional.