Quem Pode Ouvir A Torá?

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo” (Ki Tissa), 34:4-7: Então Moisés lavrou duas tábuas de pedra, como as primeiras, e levantando-se no início da manhã, subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe tinha ordenado, e levou as duas tábuas de pedra em suas mãos. E o Senhor desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele, e ele proclamou o nome do Senhor. Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade, que guarda a beneficência em milhares, que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado, que ao culpado não tem por inocente, que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração”.

“Até a terceira e quarta gerações” refere-se ao terceiro e quarto níveis quando a Luz já decorre de um estado espiritual e todas as Reshimot (genes espirituais) cessam. Em geral é isso que Moisés alcança e expressa na sua realização. Ele vê claramente duas linhas: a direita e a esquerda, uma bênção e uma maldição, que descem do Criador e governam o ego puxando-o para frente em perfeito acordo entre elas, forçando-o a querer mudar.

Pergunta: Será que todas as pessoas ouvem o que o Criador proclama?

Resposta: Não, apenas o atributo de Moisés; as outras pessoas não ouvem nada! A questão não é onde elas estão, visto que a montanha só simboliza a distância. Assim, sob o ódio, que são os atributos remanescentes de uma pessoa, elas não percebem o atributo de doação e ele não existe para elas.

Graças à primeira restrição, sob a qual elas estão submetidas, elas só podem ver o que está acontecendo à distância. Uma montanha coberta de névoa significa que o próprio ego está escondido do povo. As pessoas sequer compreendem o ego que está diante delas e que elas devem superar. Elas não sentem como o Monte Sinai se torna o deserto do Sinai que elas têm que passar.

A montanha se torna um deserto porque as pessoas não podem ascender ao nível de Moisés, e os seus desejos egoístas parecem agora se abrir gradualmente diante delas à medida que elas avançam. Avançar significa corrigir todos os desejos que elas têm e, no final, subir para o Monte Sinai, mas isso acontece durante os quarenta anos vagando.

Acontece que apenas uma pessoa que está perto dos atributos de Moisés pode ouvir a Torá que Moisés escreveu. De fato, a Torá é totalmente escondida de todos, de modo que todas as tentativas e esforços são apenas exercícios que as ajudam a chegar mais perto de Moisés, para decifrar todas as fases de sua ascensão e segui-lo.

Portanto, não vamos apenas ler, ouvir e sentir tudo o que é dito na Torá, mas vamos realmente cumpri-la, o que significa que vamos atingir o estado de amor e doação. A Torá não é um segredo, mas um método que só pode ser revelado em nós na medida em que o aceitamos com antecedência. Sua realização em nosso mundo é muito simples se começarmos a implantá-lo com precisão, sem quaisquer projetos obscuros.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 16/09/13

Comente