Quando A Minoria Influencia A Maioria

Dr. Michael LaitmanOpinião (Karen Shahinian, jornalista da Slon): “Nós aceitamos a opinião da maioria como verdade, acreditamos na opinião pública mais do que em nossos próprios olhos, porque é desconfortável estar em desacordo com a maioria. Não importa o que a maioria nos diz, o que importa é não sermos diferentes.

“Digamos que existam apenas 10 mil pessoas numa pequena praça, e um enorme país silencioso ao redor – a minoria revolucionária tem sua própria influência. Ela não é dominada pela maioria; é importante o que a minoria diz.

“Nós temos que atender a opinião da maioria, mas não a da opinião da minoria, mas ouvi-la com atenção, tentando entender por que eles pensam de forma diferente, e esse é o poder escondido e a influência da minoria. Visto que não temos medo deles, eles não são perigosos, nós começamos a ouvi-los e a pensar no conteúdo.

“No início, a influência da minoria não aparece, mas o tempo passa, e uma questão séria surge: é realmente necessário manter-se até o fim e não deixar a praça? Claro, se a opinião da minoria estava correto, e valia a pena ficar. Tudo depende da unidade da minoria e sua perseverança em articular suas ideias.

“Neste momento, a propaganda começa a desviar o conteúdo e a criticar a qualidade dos representantes das minorias, para desacreditá-los. Isso funciona porque quando uma pessoa pensa, ela se torna nervosa – e tem o prazer de ouvir a explicação simples da propaganda. A principal e única arma da minoria é a persistência, para não parar de transmitir suas ideias.

“Do ponto de vista da biologia, diferir da maioria é um erro; se todo mundo se comporta de uma determinada maneira, isso significa que este é o único caminho correto, e aqueles que agiram de forma diferente foram devorados.

“O termo ‘sabedoria da multidão’ (das massas) significa que a resposta média da multidão é a mais precisa e correta, porque todo mundo comete um erro em torno da verdade, e a opinião média é a mais próxima possível da verdade. Mas essa regra só funciona se o público não é tendencioso, está num ambiente estável, quando as circunstâncias são claras. Mas quando tudo está mudando e é inseguro, a maioria torna-se confusa, e a minoria tem a chance de influenciar pela sua ideia.

“Se a opinião da minoria não for ficção, mas verdadeira, ela será viável e gradualmente se espalhará para a maioria e se tornará a regra. Assim que a economia cair e a estabilidade for perturbada, a maioria ficará desorientada e estará pronta a aceitar novas ideias”.

Meu Comentário: No nosso caso, é necessário acrescentar a influência da Ohr Makif (Luz Circundante), que, na medida da nossa preparação em reeducar as massas, vai organizar as condições necessárias para a correção da sociedade.

Comente