Por Uma Causa Maior

Dr. Michael LaitmanPergunta: O nosso mundo é um mundo de consequências. Nós precisamos construir por nós mesmos o próprio chicote que vai nos forçar e nos comprometer à correção? Essa é a maneira de apressar (Achishena) o tempo?

Resposta: O caminho de Achishena não é o chicote, mas o caminho que nos atrai para o propósito da criação devido à sua elevação aos nossos olhos. Nós precisamos elevar a meta de modo que ela vai ser tão especial, tão desejada para nós que estamos preparados para fazer qualquer coisa por ela. E não vai ser difícil para nós ir até ela. Assim, nós não sentimos nenhuma dor, só inspiração.

Por um propósito mais elevado, as pessoas são capazes de muita coisa: conquistar os picos das montanhas, realizar caminhadas espaciais, mergulhar no fundo do oceano em vez de nos sentar confortavelmente no sofá e assistir futebol. As pessoas que estão envolvidas com criatividade ou com ciência literalmente se consomem. Elas estão dispostas a experimentar novas drogas em si mesmas e a conduzir experimentos que põem em risco suas vidas.

Tudo depende da importância da meta! Afinal de contas, a nossa meta não é tão difícil. Se você se organiza num grupo e o grupo começa a apoiar cada um dos seus amigos, então essa será a maneira mais fácil e maravilhosa de inspiração, e você nem vai sentir uma gota de sofrimento.

O que é esse chicote que você pretende usar em si mesmo? Auto flagelo? Uma coisa assim não deve acontecer. Todos os tipos de movimentos religiosos são organizados de acordo com as restrições, enquanto a Cabalá fala sobre a necessidade do nosso caminho ser alegre.

Em um dos artigos do Shamati, se diz que o ego corre na frente de todos e grita: “Pega ladrão”. Se você sente que é difícil para você, se diz que você está progredindo de forma incorreta. Faça um esclarecimento!

Da Semana Mundial do Zohar “Convenção de Educação Integral” Dia Três 04/02/14, Workshop 5