Por Tentativa E Erro

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Êxodo” (Ki Tissa), 33:3: “… eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho”.

Isso significa que não pode haver outra destruição, pois a pessoa tem que ter livre arbítrio, de modo que passe por todas as provações, pelo esclarecimento de sua natureza em relação à natureza do Criador. Portanto, nada deve interferir nesse trabalho. Isto significa que os desejos de uma pessoa, seus anseios, vêm em primeiro lugar, e a ajuda do Criador em segundo. Portanto, ela deve estar do lado de fora do arraial (acampamento) do povo.

O Criador chama o povo “de dura cerviz”, já que eles têm atributos egoístas. “Assim eu não subirei no meio de ti!” significa que o momento em que uma pessoa tem desejos e atributos não corrigidos, eles estão imediatamente em conflito com a Luz, com o atributo de doação e, assim, há uma nova destruição e uma descida ao estado anterior. Quando o Criador está ausente, a pessoa pode errar ao longo do caminho.

Na verdade, todo o nosso caminho é feito de esclarecimentos, tentativas e erros, e nós estamos constantemente avançando como um míssil que é direcionado à meta. Ele precisa constantemente se desviar e depois voltar ao rumo, se desviar e voltar, pois, caso contrário não vai sentir o movimento na direção certa. Se a Luz começa a brilhar cada vez ele se desvia, ela irá tirar o míssil do rumo e vai destruí-lo, de modo que o míssil deve procurar a Luz por si só.

A pessoas forma o atributo do Criador dentro de si por si mesma, ela constrói o futuro mundo superior dentro dos seus sentimentos por si mesma. Assim, seu movimento é baseado na experiência pessoal. Como está escrito: “Você Me faz”, ou seja, que a pessoa forma o Criador dentro dela.

Este avanço é claro em nosso trabalho espiritual. A conquista do Criador ocorre apenas no desejo correto que uma pessoa descobre dentro de si, reúne, se conecta, e apresenta como um desejo que está pronto, necessário; você precisa de um desejo apaixonado para revelar o atributo de amor e doação.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 16/09/13

Comente